O Real Madrid oficializou neste domingo (19) a contratação de Xabi Alonso como novo treinador da equipe principal. Aos 43 anos, o ex-volante retorna ao clube que defendeu como jogador entre 2009 e 2014 para substituir Carlo Ancelotti, que assumirá a seleção brasileira. A apresentação está marcada para a manhã desta segunda-feira.
Xabi Alonso assumirá o comando da equipe já na disputa da Copa do Mundo de Clubes, que será realizada entre junho e julho nos Estados Unidos. Segundo o jornal espanhol Marca, ele levará consigo quatro membros de sua comissão técnica: os auxiliares Sebas Parrilla, Alberto Encinas e Beñat Labaien, além do preparador físico Ismael Camenforte López. Antônio Pintus, atual preparador físico do clube, permanecerá no cargo a pedido da diretoria.
A escolha de Xabi Alonso encerra um ciclo de três anos de Carlo Ancelotti em sua segunda passagem pelo Real. O italiano se despediu do clube no último sábado, após vitória sobre a Real Sociedad na rodada final da La Liga.
Xabi Alonso vinha de três temporadas no Bayer Leverkusen. Na temporada 2023/24, levou o clube alemão a uma campanha histórica: conquistou o título inédito da Bundesliga de forma invicta, venceu a Copa da Alemanha e chegou à final da Liga Europa, ficando com o vice-campeonato.
A trajetória como técnico teve início nas categorias de base do próprio Real Madrid. Com a contratação, o clube aposta em um nome que une identidade histórica com o clube, experiência internacional e início promissor na carreira de treinador.
Como jogador, Xabi Alonso atuou em 236 partidas com a camisa do Real Madrid e conquistou, entre outros títulos, uma Liga dos Campeões, duas Copas do Rei e uma La Liga. Também foi campeão mundial e bicampeão europeu com a seleção espanhola.