O Vitória conquistou um triunfo heroico na noite deste sábado (10), no Barradão, ao vencer o Vasco por 2 a 1, de virada, mesmo com um jogador a menos desde os 32 minutos do primeiro tempo. Renato Kayzer, autor dos dois gols do Leão, foi o destaque da partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado afunda o clube carioca na crise, com novo tropeço após goleada sofrida na Sul-Americana.
Com a vitória, o Vitória chegou aos nove pontos e subiu para a 13ª colocação. Já o Vasco entrou na zona de rebaixamento, agora em 17º lugar, com sete pontos. A equipe será comandada por Fernando Diniz a partir da próxima partida, substituindo Felipe Loureiro, que se despede com mais um revés.
A partida começou com o Vitória melhor e pressionando o adversário. No entanto, a expulsão de Matheuzinho, aos 32 minutos, por cotovelada em Paulinho Paula, mudou o rumo do primeiro tempo. Após checagem no VAR, o meia recebeu cartão vermelho, e o Vasco passou a dominar as ações. A pressão resultou em gol de Vegetti, que completou cruzamento de Lucas Piton para abrir o placar.
Na segunda etapa, o cenário se inverteu. Mesmo com um jogador a menos, o Vitória voltou mais organizado e efetivo. O técnico Thiago Carpini ajustou o time com as entradas de Renato Kayzer e Fabri, e o Leão passou a dominar o jogo. Kayzer, que retornou de lesão após quatro meses afastado, empatou a partida e virou o placar, garantindo os três pontos para o time baiano.
O Vasco, por sua vez, não conseguiu manter a intensidade e foi superado tecnicamente mesmo com superioridade numérica. Após nova derrota, agora pelo Brasileiro, o clube carioca segue em má fase e inicia a era Fernando Diniz com a missão de recuperar a equipe no cenário nacional e continental.
O próximo compromisso do Vasco será na terça-feira (13), contra o Lanús, na Argentina, pela Copa Sul-Americana. No sábado (17), o time recebe o Fortaleza, às 17h30, em São Januário, pelo Brasileiro. O Vitória volta a campo na quarta-feira (14), contra o Cerro Largo, no Uruguai, e no domingo (18) faz o clássico baiano contra o Bahia, às 15h, na Fonte Nova.