O Vitória conquistou mais um triunfo importante na briga contra o rebaixamento ao vencer o Juventude por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Barradão, pela 27ª rodada da Série A. O único gol da partida foi marcado por Gustavo Mosquito, em cobrança de pênalti no fim do primeiro tempo, garantindo a segunda vitória consecutiva do Rubro-Negro na competição.
Com o resultado, o Vitória chegou aos 28 pontos e subiu para a 15ª posição, saindo da zona de rebaixamento. A equipe pode ser ultrapassada pelo Criciúma, que enfrenta o Athletico neste domingo. Já o Juventude, com 32 pontos, ocupa provisoriamente o 11º lugar e vê sua situação se complicar, ficando a quatro pontos do Z-4.
O jogo começou com o Vitória pressionando e criando boas chances com Matheusinho e Lucas Esteves. Aos 45 minutos, em jogada de Carlos Eduardo dentro da área, o goleiro Gabriel, do Juventude, cometeu pênalti, que foi confirmado após revisão do VAR. Gustavo Mosquito converteu a cobrança e marcou seu primeiro gol com a camisa do Rubro-Negro. O atacante, que havia sido destaque nas partidas anteriores, finalmente balançou as redes após assumir a responsabilidade da cobrança.
No segundo tempo, o Vitória manteve a postura ofensiva e quase ampliou com Matheusinho, que acertou o travessão. A equipe controlou bem o jogo, embora tenha desperdiçado algumas chances de contra-ataque. O Juventude pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu superar a defesa do time baiano.
Com a vitória, o Vitória encerrou um jejum de triunfos em casa e melhorou sua campanha no Barradão. Agora, o time soma cinco vitórias em 14 partidas como mandante. Por outro lado, o Juventude reforçou seu mau desempenho fora de casa, com a nona derrota em 14 jogos como visitante, sendo o segundo pior nessa condição no Brasileirão, atrás apenas do Corinthians.
O Vitória volta a campo no próximo sábado, contra o Cuiabá, fora de casa, enquanto o Juventude recebe o Flamengo no Alfredo Jaconi.