O Vitória voltou a vencer no Campeonato Brasileiro após duas rodadas sem triunfo, ao derrotar o Criciúma por 2 a 1 na noite deste domingo, no Barradão. Com gols de Alerrandro e Lucas Esteves, o Rubro-Negro garantiu três pontos importantes na luta contra o rebaixamento. Matheusinho marcou para o Criciúma, que segue com dois jogos a menos no campeonato.
A partida começou com o Criciúma pressionando, utilizando linhas altas e tentando sufocar o Vitória em seu campo de defesa. As primeiras oportunidades de gol foram criadas pelos visitantes, com Arthur Caíke e Bolasie levando perigo. O Vitória só conseguiu responder aos 15 minutos, em jogadas aéreas que quase resultaram em gol após cobranças de escanteio.
Aos 27 minutos, Willian Oliveira foi derrubado na área, e Alerrandro converteu o pênalti, abrindo o placar para o Vitória. Pouco depois, em uma bela jogada, Alerrandro e Lucas Esteves ampliaram a vantagem com um golaço do lateral. O Criciúma, porém, reagiu no final do primeiro tempo com Matheusinho, que aproveitou cruzamento de Bolasie e diminuiu o placar.
No segundo tempo, o jogo começou mais morno, sem grandes chances de gol nos primeiros minutos. O Vitória tentou explorar as laterais do campo com Janderson e Zé Hugo, enquanto o Criciúma buscava pressionar sem sucesso. Aos 16 minutos, Arthur Caíke acertou o travessão em uma das poucas oportunidades claras da etapa final. O jogo se tornou truncado e o Vitória conseguiu segurar o resultado até o fim.
Uma das novidades da partida foi a reestreia do atacante Everaldo pelo Vitória, após cinco meses afastado devido a uma lesão grave na coxa. Ele voltou a jogar após sua última partida em fevereiro, contra o ABC, pela Copa do Nordeste.
Com a vitória, o Vitória chegou a 15 pontos, subindo para a 15ª posição e abrindo três pontos de vantagem sobre o Corinthians, que está na zona de rebaixamento. O Criciúma, com 16 pontos, ocupa a 14ª posição, mas com dois jogos a menos.
Na próxima rodada, o Vitória enfrentará o Botafogo, na quinta-feira, às 20h30 (do MS), novamente no Barradão. O Criciúma receberá o Fluminense, também na quinta-feira, às 19h, no estádio Heriberto Hülse.