Em confronto direto na luta contra o rebaixamento, o Vitória superou o Criciúma por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira (27), no Estádio Heriberto Hülse, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O único gol do jogo foi marcado por Janderson, de cabeça, no segundo tempo.
Com o triunfo, o Vitória alcançou 41 pontos e subiu para a 12ª colocação, abrindo vantagem em relação à zona de rebaixamento. Já o Criciúma, que sofreu sua terceira derrota consecutiva, permaneceu com 37 pontos, caindo para o 16º lugar e podendo entrar no Z-4 dependendo dos resultados da rodada.
O Criciúma começou melhor no primeiro tempo e criou boas chances com Bolasie, Newton e Rodrigo. A melhor oportunidade veio aos 11 minutos, quando Raúl Cáceres desviou um cruzamento de Claudinho, mas parou em grande defesa de Lucas Arcanjo.
A partida mudou após a expulsão de Claudinho aos 27 minutos, por falta em Carlos Eduardo. Mesmo com um jogador a mais, o Vitória encontrou dificuldades para superar a defesa catarinense, mas quase abriu o placar em cobrança de falta de Lucas Esteves que acertou a trave.
No segundo tempo, o Vitória aproveitou a superioridade numérica e chegou ao gol aos 22 minutos. Matheusinho cobrou escanteio na primeira trave, e Janderson subiu para cabecear no canto de Gustavo. O Leão ainda teve chances de ampliar com Alerrandro e Matheusinho, mas não foi eficaz. O Criciúma, mesmo em desvantagem, quase empatou no fim, com Rodrigo acertando um chute que passou perto da trave.
O Criciúma visita o Fluminense no Maracanã, na terça-feira (26), às 18h. O Vitória terá pela frente o Botafogo no Estádio Nilton Santos, no sábado (23), às 18h30, em duelo contra o líder do campeonato.
A vitória foi crucial para o Vitória respirar na tabela, enquanto o Criciúma precisa reagir para evitar entrar na zona de rebaixamento nas próximas rodadas.