Vinicius Júnior será anunciado nesta terça-feira como o melhor jogador do mundo na premiação Fifa The Best, que acontece às 13h (do MS) em Doha, no Catar. O atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira será o primeiro brasileiro a receber o prêmio desde Kaká, em 2007, e se juntará a outros nomes históricos do país que conquistaram o título, como Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
Aos 24 anos, Vini Jr. se destacou na temporada 2023/24 com atuações decisivas pelo Real Madrid. Ele foi campeão da Champions League e de LaLiga, marcando 24 gols e dando 11 assistências em 39 partidas. O jogador também foi vice-colocado na Bola de Ouro deste ano.
Vini Jr. será o segundo brasileiro mais jovem a vencer a premiação, com 24 anos e cinco meses. Ronaldo Fenômeno permanece como o mais jovem, conquistando o troféu aos 20 anos, em 1996.
Além de Vini Jr., outro brasileiro será reconhecido na cerimônia. O volante Thiago Maia, do Internacional, receberá o prêmio Fifa Fair Play por sua atuação durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. O jogador foi destaque por resgatar pessoas e animais em meio à tragédia, em uma ação que teve ampla repercussão nas redes sociais.
A cerimônia também contará com a divulgação das seleções ideais da temporada no futebol masculino e feminino. Entre os indicados estão Rodrygo, Germán Cano, Ganso e Nino, além de nomes como Gabriel Magalhães, Ederson, Rafaelle e Kerolin, representando o Brasil nas diversas categorias.
Prêmios que serão entregues:
Vinicius Júnior participará da cerimônia antes de voltar à concentração do Real Madrid, que disputará a decisão da Copa Intercontinental contra o Pachuca, do México, nesta quarta-feira, também em Doha.