Em um impressionante desempenho, Max Verstappen começou o fim de semana do GP da Espanha no topo. Testando novos componentes da RBR e diferentes gamas de pneus, o bicampeão liderou o primeiro treino livre desta sexta-feira de ponta a ponta. Com o tempo de 1m14s606, ele superou seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, por 0s7. Esteban Ocon garantiu o terceiro lugar, após conquistar seu primeiro pódio da temporada no GP de Mônaco no último domingo.
A abertura dos trabalhos no Circuito da Catalunha chamou atenção pelas atualizações nos carros. A pista, que sediava a pré-temporada da Fórmula 1 até 2022, era aguardada com expectativa pelos times, pois é ideal para verificar o desempenho aerodinâmico dos carros. Sua configuração fixa, combinando curvas de alta e baixa velocidade, oferece uma oportunidade valiosa para avaliar os carros em comparação a outras etapas do campeonato.
As equipes AlphaTauri, Williams, Aston Martin (asa dianteira e bico) e Mercedes (difusor) fizeram ajustes menores em seus carros para o fim de semana. Já a líder RBR realizou grandes modificações em seu veículo, enquanto a Ferrari trouxe um novo sidepod (saída de ar lateral) para o piloto da casa, Carlos Sainz. Além disso, as equipes testaram os protótipos de pneus mais resistentes que serão usados no GP da Inglaterra.
O top 10 da sessão apresentou sete equipes diferentes, com Alpine e AlphaTauri liderando o pelotão intermediário. Por outro lado, a Ferrari perdeu terreno ao longo do TL1. Abaixo de Verstappen, do segundo ao 17º colocado, os tempos foram muito próximos. No final do treino, Charles Leclerc, Alexander Albon e Pérez testaram o ritmo de corrida com pneus médios.
A RBR realizou ajustes nas bordas do assoalho e trouxe um difusor atualizado, inspirado no design de equipes rivais, de acordo com relatórios da própria Fórmula 1. A Ferrari também modificou sua asa traseira e o assoalho do carro. Além disso, o novo sidepod da equipe agora tem um formato mais horizontal, abandonando a aparência de "banheira". No entanto, Charles Leclerc ainda não recebeu essa atualização.
A Aston Martin e a Alfa Romeo utilizaram rakes (grades sensoras), enquanto Ferrari e McLaren usaram o flow vis (tinta viscosa que verifica o fluxo de ar no veículo). Esses elementos são ferramentas importantes para coletar dados dos carros. No entanto, a equipe campeã de construtores e a McLaren relataram problemas de porpoising/bouncing, que são saltos indesejados do carro.
A RBR liderou nos testes dos novos pneus e conseguiu manter tempos competitivos com os protótipos, mas também foi a primeira equipe a trocá-los por pneus médios. Apesar da mudança de compostos, Verstappen manteve uma vantagem confortável sobre Pérez, que chegou a 0s4.
Vale destacar as breves aparições da AlphaTauri no TL1. Yuki Tsunoda foi o "melhor do resto" com os pneus protótipos, garantindo o terceiro lugar, e permaneceu nessa posição ao trocar para os pneus médios. Seu colega de equipe, Nyck de Vries, também apareceu em terceiro lugar no final da sessão com pneus macios. No entanto, a dupla foi superada pela Ferrari, e De Vries recebeu a bandeirada em quarto.
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e a dupla da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, adiaram suas primeiras voltas por quase metade do treino, e os dois últimos só registraram tempos após 22 minutos. Piastri foi o mais rápido entre eles, registrando o 13º melhor tempo da sessão naquele momento.
Os pneus macios demoraram a ser utilizados. Após 20 minutos de ação na pista, Nico Hulkenberg era o único piloto com esse composto, ficando 1s4 atrás do tempo de Verstappen com pneus médios. No entanto, na segunda metade do TL1, as duas RBRs também optaram pelos pneus macios, com Max estabelecendo o tempo de 1m14s606 em sua volta, abrindo uma vantagem de 0s7 sobre Pérez.
Mais tarde, Kevin Magnussen, companheiro de equipe de Hulkenberg na Haas, chegou a aparecer em terceiro lugar. As duas duplas foram posteriormente acompanhadas por Albon, Sargeant, Bottas, Zhou e Piastri. Nos últimos dez minutos, 17 dos 20 pilotos estavam usando pneus macios, com exceção de Alonso, Stroll e Hamilton. Foi nesse momento que Ocon conquistou o terceiro melhor tempo.
A Mercedes começou o treino com pneus médios, mas não obteve um desempenho superior significativo com eles, tendo Lewis Hamilton como o mais rápido em décimo lugar, a 2s2 de Verstappen, usando os mesmos compostos.
No final da sessão, a equipe octacampeã de construtores também testou os pneus protótipos, mas não obteve tempos competitivos. Hamilton voltou a utilizar os pneus médios, enquanto Russell permaneceu com os compostos de teste.
Com dez minutos restantes no cronômetro, o jovem britânico adotou os pneus macios e registrou o oitavo melhor tempo, mas a diferença para Verstappen foi significativa, alcançando 1s1. Na bandeirada final, Russell terminou a sessão em décimo lugar.