O Vasco garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil de forma dramática ao vencer o Athletico-PR nos pênaltis, após derrota por 2 a 1 no tempo regulamentar, na Arena da Baixada, em Curitiba. O resultado repetiu o placar da partida de ida, em São Januário, e levou a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis. Com defesa decisiva de Léo Jardim na cobrança de Canobbio, o time carioca avançou para a próxima fase do torneio.
Agora, o Vasco espera pelo vencedor do confronto entre Atlético-MG e São Paulo, que será definido nesta quinta-feira. No jogo de ida, o Atlético-MG venceu por 1 a 0, no Morumbi. As partidas das semifinais da Copa do Brasil estão previstas para os dias 2 e 17 de outubro.
O Athletico-PR entrou em campo pressionado pela desvantagem do jogo de ida e conseguiu impor seu ritmo desde o início, embalado pela torcida. Aos 24 minutos, Cuello abriu o placar para o time da casa, completando cruzamento de Esquivel com uma finalização precisa. A pressão continuou, e aos 31 minutos, Zapelli ampliou de cabeça após assistência de Cuello, também de cabeça, colocando o Furacão com 2 a 0 no placar e em vantagem no agregado.
Aos 37 minutos, o Vasco quase diminuiu a diferença com Rayan, que aproveitou uma falha de Kaíque Rocha na área, mas parou em grande defesa do goleiro Mycael. No minuto seguinte, após uma disputa de bola na linha lateral, Rayan acertou o braço no rosto de Esquivel. O árbitro Wilton Pereira Sampaio foi chamado pelo VAR, revisou o lance e decidiu expulsar o jogador do Vasco.
Mesmo com um jogador a menos, o Vasco conseguiu reagir. Aos 44 minutos do segundo tempo, Vegetti, após cruzamento de Lucas Piton, cabeceou firme, superando Esquivel, e marcou o gol que manteve o time carioca vivo na disputa.
Com a vantagem numérica, o Athletico-PR aumentou a pressão no segundo tempo, buscando garantir a classificação no tempo normal. Léo Jardim, goleiro do Vasco, fez defesas importantes em finalizações de Cuello, Mastriani e Gamarra, mantendo o placar em 2 a 1 e levando a decisão para as cobranças de pênaltis.
Nos pênaltis, Léo Jardim brilhou novamente ao defender a cobrança do uruguaio Canobbio. O Vasco converteu todas as suas penalidades, com destaque para Vegetti, que fechou a disputa e assegurou a classificação para as semifinais da Copa do Brasil.
O Vasco volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Athletico-PR joga no sábado, contra o Fortaleza, na Ligga Arena, também pela competição nacional.