O Vasco derrotou o Corinthians por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (10), em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada em São Januário. Lucas Piton e Sforza marcaram os gols que garantiram a vitória. Este resultado encerra um jejum de mais de uma década sem vitórias sobre o rival paulista, com a última vitória datada de 2010. O dia foi marcado pela euforia dos torcedores vascaínos com a contratação de Philippe Coutinho e terminou em festa na Colina.
O primeiro tempo foi disputado em alta intensidade, com ambas as equipes alternando o domínio do jogo. O Corinthians começou melhor, mas o Vasco respondeu a partir da metade da etapa. A melhor chance da primeira parte do jogo foi do time paulista, com uma cobrança de falta de Igor Coronado que exigiu grande defesa de Léo Jardim. O Vasco, por sua vez, teve boas oportunidades em contra-ataques, mas não conseguiu finalizar com precisão.
No segundo tempo, o Vasco voltou ligeiramente melhor, mas sem criar grandes chances até que Hugo Moura encontrou um ótimo passe para Lucas Piton, que bateu cruzado e abriu o placar. Após o gol, o Corinthians se lançou ao ataque na tentativa de empatar, mas falhou na organização. O Vasco, por sua vez, também desperdiçou oportunidades de matar o jogo nos contra-ataques. O segundo gol veio nos acréscimos, quando Sforza acertou uma bela cobrança de falta, selando o 2 a 0.
A vitória é a terceira consecutiva do Vasco no Brasileirão, colocando o time na décima colocação, com 20 pontos. O Corinthians, por outro lado, permanece na 17ª posição, com 12 pontos, e ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético-GO, que enfrenta o Palmeiras nesta quinta-feira.
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (17), às 18h (do MS), contra o Atlético-GO, em Goiânia. O Corinthians, por sua vez, receberá o Criciúma na Neo Química Arena um dia antes, na terça-feira (16), às 20h.
Além da vitória, o Vasco quebrou um jejum de 14 anos sem vencer o Corinthians. A última vitória havia sido na 18ª rodada do Brasileirão de 2010. Desde então, foram 22 partidas, com 14 vitórias do Corinthians e oito empates.
Lucas Piton protagonizou um susto na torcida vascaína ao sofrer um forte sangramento após um choque de cabeça com Cacá no primeiro tempo. Ele continuou na partida com uma touca de natação e precisou trocar de camisa duas vezes devido ao sangue. Recuperado, Piton marcou o primeiro gol do jogo.
Esta partida marcou a despedida do técnico interino Raphael Laruccia no comando do Corinthians. Ramón Díaz, ex-treinador do Vasco, assume a equipe na próxima rodada do Brasileirão.