Com atuação defensiva impecável e eficiência cirúrgica no ataque, o Tottenham derrotou o Manchester United por 1 a 0 nesta quarta-feira (21), no estádio San Mamés, em Bilbao, e conquistou o título da Europa League 2024/25. O gol que garantiu a taça ao clube londrino foi creditado ao atacante Brennan Johnson, em lance confuso com toque de mão e desvio do lateral Luke Shaw.
Este é o terceiro título continental da história do Tottenham, que já havia vencido a antiga Taça da Uefa em 1972 e 1984. Trata-se, no entanto, do primeiro troféu do clube na era Europa League, inaugurada em 2009. Já o Manchester United, campeão em 2017 e vice em 2021, termina novamente com o segundo lugar.
Apesar da tradição de inferioridade nos confrontos diretos — 95 derrotas em 205 jogos contra o United —, o Tottenham dominou o duelo entre os dois clubes na temporada. Foram quatro vitórias em quatro partidas: duas pela Premier League (1 a 0 e 3 a 0), uma nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa (4 a 3) e a decisão continental desta quarta-feira.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela forte marcação. Ao todo, sete cartões amarelos foram distribuídos, e 32 faltas foram cometidas, 22 delas pelo time londrino. O Tottenham teve apenas uma finalização no alvo durante toda a partida — a que resultou no gol. O Manchester United tentou 14 vezes, mas só três finalizações acertaram o gol defendido por Vicario, que teve papel decisivo com boas defesas e segurança nas bolas aéreas.
Aos 22 minutos do segundo tempo, o zagueiro Van de Ven protagonizou um dos lances mais importantes do jogo, ao salvar um gol em cima da linha, após finalização que havia vencido o goleiro do Tottenham.
Com a vitória, o Tottenham encerra a temporada com um título inédito sob o novo formato do torneio continental e garante vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.