O meia argentino Thiago Almada desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (27) para oficializar sua contratação pelo Botafogo. O jogador, de 23 anos, chegou ao Aeroporto Internacional do Galeão, vindo de Miami, e foi recepcionado por aproximadamente 40 torcedores.
Apesar do horário, a torcida alvinegra fez questão de marcar presença e celebrar a chegada do reforço. Almada não deu declarações à imprensa, mas acenou para os torcedores antes de seguir para as instalações do clube.
Almada, que utilizará a camisa 23, está escalado para defender a seleção argentina nas Olimpíadas de Paris, que têm início no final de julho. "Estou muito feliz. Esperava essa recepção e vou fazer de tudo para retribuir em campo", afirmou o jogador em meio aos torcedores que buscavam fotos e autógrafos.
Com um custo de R$ 137,4 milhões, Almada se torna a contratação mais cara da história do futebol brasileiro. John Textor, um dos responsáveis pela negociação, revelou que a aproximação com o atleta começou no início do ano, mas somente agora foi possível fechar o acordo com o Atlanta United, clube que detinha os direitos do meia.
O contrato de Almada com o Botafogo inclui uma cláusula que prevê sua transferência para o Lyon em janeiro, após o término da temporada do futebol brasileiro. O atleta, que iniciou sua carreira no Vélez Sarsfield, foi para o Atlanta United em 2022. Na atual temporada da MLS, Almada marcou cinco gols e deu duas assistências em 16 jogos. Ele também fez parte da seleção argentina campeã mundial em 2022.
Além de Almada, o Botafogo anunciou recentemente as contratações do volante Allan e do atacante Igor Jesus. Ambos já realizaram exames médicos e, assim como Almada, estarão aptos a jogar a partir do dia 10 de julho, quando a janela de transferências será oficialmente aberta.