Palco do GP da Espanha deste final de semana, o Circuito de Barcelona-Catalunha passou por uma alteração no começo de 2023, consistindo na remoção da chicane entre as curvas 13 e 16, trazendo de volta o layout original da pista, de 1991. A opinião dos pilotos sobre essa mudança é geralmente positiva, embora haja expectativas mistas em relação ao impacto do novo traçado.
O piloto espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, que compete em casa, aprovou a novidade, considerando-a uma boa ideia. Ele está ansioso para pilotar no novo layout e ver como isso influenciará os tempos de volta. Por outro lado, Lewis Hamilton, heptacampeão da Mercedes e seis vezes vencedor do GP da Espanha, também comemorou a remoção da chicane. Segundo Hamilton, o carro da Mercedes nunca se adaptou bem à chicane, e agora eles poderão acelerar diretamente após a curva 12, o que será ótimo para o desgaste dos pneus e mais divertido para os pilotos.
No entanto, há pontos sensíveis a serem considerados em relação a essa etapa. O Circuito de Barcelona já passou por várias modificações ao longo dos anos, incluindo a recente expansão da curva 10 em 2021. Com a remoção da chicane no setor 3, o comprimento total do traçado diminuirá de 4,675 km para 4,657 km. Além disso, haverá reforço na barreira de proteção macia nas novas últimas curvas, realocação de zebras e contenções em outros trechos, ampliação da área de escape da curva 1 e substituição da grade de ferro para evitar incidentes semelhantes ao ocorrido com Guanyu Zhou no ano passado.
Lando Norris, da McLaren, compartilha das expectativas positivas em relação à mudança no layout da pista, mas ressalta que a remoção da chicane pode resultar em um maior desgaste dos pneus dianteiros esquerdos. Ele acredita que a gestão dos pneus será fundamental na corrida e que isso pode levar a múltiplas paradas nos boxes. Charles Leclerc, colega de Sainz na Ferrari, também está receoso em relação ao impacto da reconfiguração do layout. Ele destaca que o desafio estará no ajuste do carro para lidar com o desgaste dos pneus dianteiros.
Outro aspecto importante a ser considerado nessa etapa é o cenário real das mudanças nos carros de equipes como Mercedes, Ferrari e Aston Martin. Essas equipes planejaram levar pacotes de atualizações para o cancelado GP da Emilia-Romagna, mas só conseguiram implementá-los em Mônaco. O circuito de Barcelona, sendo um traçado fixo e de alta velocidade, ajudará as equipes a entender o desempenho dessas atualizações e a ter uma visão mais clara do que esperar pelo resto da temporada.
Dessa forma, as expectativas em relação ao novo traçado de Barcelona são mistas entre os pilotos. Alguns veem a remoção da chicane como uma mudança positiva que trará mais diversão e desafio à corrida, enquanto outros expressam preocupações sobre o desgaste dos pneus e o ajuste do carro. No entanto, todos estão ansiosos para ver como o novo layout afetará as voltas e o desempenho geral durante o GP da Espanha.
Com as modificações realizadas, o Circuito de Barcelona-Catalunha retorna às suas raízes e oferece aos pilotos uma experiência renovada. A remoção da chicane traz de volta a emoção de acelerar nas últimas curvas, sem interrupções, proporcionando momentos emocionantes para os competidores e os fãs. Além disso, as alterações na infraestrutura visam melhorar a segurança e evitar incidentes, garantindo que a corrida transcorra sem problemas.
Com a etapa de Barcelona, as equipes também terão a oportunidade de avaliar as atualizações implementadas em seus carros, que originalmente seriam introduzidas no GP da Emilia-Romagna. Esse circuito de alta velocidade será um teste importante para entender como essas melhorias afetam o desempenho dos carros ao longo do restante da temporada.
Em resumo, a remoção da chicane no Circuito de Barcelona-Catalunha traz expectativas e emoções mistas entre os pilotos. Enquanto alguns estão animados com a mudança e acreditam que ela proporcionará uma experiência mais emocionante e desafiadora, outros levantam preocupações sobre o desgaste dos pneus e o ajuste necessário nos carros. Independentemente disso, todos estão ansiosos para ver como o novo layout influenciará o resultado do GP da Espanha e como as equipes se adaptarão a essa mudança em termos de estratégia e desempenho.