A FIFA realizou o sorteio dos confrontos e o chaveamento do Mundial de Clubes de 2023, definindo os possíveis adversários para o futuro campeão da Copa Libertadores. O Al-Ittihad, equipe da Arábia Saudita que fez grandes contratações, como o atacante Benzema e os volantes Fabinho e Kanté, pode cruzar com o representante sul-americano, mas para isso, o time do país-sede precisará superar dois confrontos até a semifinal da competição, que ocorrerá entre 12 e 22 de dezembro deste ano.
O sorteio determinou que o representante da Conmebol enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre o Al Ahly, do Egito, e o vencedor do jogo inaugural, que será disputado entre o Al-Ittihad e o Auckland City, da Nova Zelândia. Enquanto isso, o Manchester City, campeão europeu, terá como rival o León, do México, ou o Urawa Reds, do Japão.
A participação dos campeões da Champions League e da Conmebol Libertadores diretamente nas semifinais é uma tradição mantida, o que já define o primeiro jogo do torneio: Al-Ittihad x Auckland City.
A configuração dos jogos é a seguinte:
Os clubes já confirmados para o Mundial de Clubes 2023 incluem Urawa Red Diamonds (Japão), campeão da Champions League da AFC (Ásia); Al Ahly (Egito), campeão da Champions League da CAF (África); Manchester City (Inglaterra), campeão da Champions League da Uefa (Europa); León (México), campeão da Concachampions (América do Norte, Central e Caribe); Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Champions League da OFC (Oceania); e Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita (país-sede). O representante sul-americano será o vencedor da Copa Libertadores, com Boca Juniors, Fluminense, Internacional e Palmeiras na disputa pelo título.
Além disso, a FIFA está planejando uma mudança no formato da competição a partir de 2024, com a exclusão do time do país-sede e a realização de uma decisão contra o campeão da Champions League em um local neutro. Para 2025, está prevista uma edição expandida com 32 times, que ocorrerá de quatro em quatro anos, e Flamengo e Palmeiras já estão garantidos como representantes brasileiros.