Nesta segunda-feira, às 12h (do MS), em Luque, no Paraguai, será realizado o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores 2024. A cerimônia definirá todo o chaveamento até a decisão da competição.
Até o momento, 15 dos 16 clubes classificados para as oitavas de final são conhecidos. Entre os representantes brasileiros estão Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Palmeiras e São Paulo. O Grêmio ainda luta por uma vaga no Grupo C, que teve dois jogos adiados devido às enchentes no Rio Grande do Sul. Esses jogos serão disputados nesta terça-feira, contra o Huachipato no Chile, e no sábado, contra o já eliminado Estudiantes, em Curitiba. O The Strongest está classificado, e Grêmio e Huachipato brigam pela última vaga.
Além dos brasileiros, os outros classificados incluem três argentinos (River Plate, San Lorenzo e Talleres), dois bolivianos (Bolívar e The Strongest), dois uruguaios (Nacional e Peñarol), um chileno (Colo Colo) e um colombiano (Junior Barranquilla).
As oitavas de final ocorrerão nas semanas dos dias 14 (ida) e 21 de agosto (volta). As equipes foram divididas em dois potes, com os times do pote 1 enfrentando os do pote 2, sem restrições. Os clubes com as melhores campanhas na fase de grupos decidirão os confrontos em casa.
Os clubes classificados para as quartas de final se enfrentarão entre 18 e 25 de setembro. As semifinais estão programadas para ocorrer entre 23 e 30 de outubro. A final da Copa Libertadores de 2024 será realizada em Buenos Aires, na Argentina, no dia 30 de novembro. O estádio ainda não foi definido pela Conmebol. Desde 2019, a competição adota o formato de final em jogo único.
Além do prestígio do título, a Conmebol destinou 5 milhões de dólares (cerca de R$ 25 milhões) como premiação adicional para o campeão da Libertadores que conquistar também o Mundial de Clubes.
Histórico dos Últimos Campeões: O Fluminense é o atual campeão da Libertadores. Nos últimos cinco anos, times brasileiros dominaram a competição, com títulos do Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021). A última equipe de fora do Brasil a vencer foi o River Plate, que derrotou o Boca Juniors em 2018, na última edição com final em dois jogos.