A seleção brasileira de vôlei masculino foi eliminada das Olimpíadas de Paris ao ser derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 1 nas quartas de final, com parciais de 26/24, 28/30, 25/19 e 25/19. A eliminação marca a pior campanha do Brasil na modalidade em 52 anos, desde os Jogos de Munique em 1972.
O Brasil iniciou a partida com um desempenho promissor, abrindo vantagem de cinco pontos no primeiro set, mas cometeu erros nos momentos decisivos, permitindo a recuperação dos Estados Unidos, que fecharam a parcial em 26 a 24.
No segundo set, a seleção brasileira conseguiu reagir após mudanças promovidas pelo técnico Bernardinho, que colocou Alan e Adriano em quadra. A equipe conseguiu empatar a partida com uma vitória apertada por 30 a 28.
Entretanto, a reação brasileira não se manteve. No terceiro set, erros no início da parcial deram aos Estados Unidos a oportunidade de se recuperar e abrir vantagem, encerrando o set em 25 a 19. A quarta parcial começou equilibrada, mas os Estados Unidos mantiveram o domínio e fecharam novamente por 25 a 19, garantindo a classificação para as semifinais.
Com a derrota, o Brasil termina sua participação nas Olimpíadas de Paris na oitava posição, a pior colocação desde 1972. Esta também é a primeira vez que Bernardinho, como técnico, não alcança o pódio em uma edição dos Jogos Olímpicos, após seis participações com medalhas.
Nas semifinais, os Estados Unidos enfrentarão a Polônia na quarta-feira (7), às 10h (do MS). No mesmo dia, Itália e França disputarão a outra vaga na final, às 14h.