O São Paulo conquistou neste domingo (12) sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 2025. Em clássico disputado no Morumbis, o Tricolor superou o Santos por 2 a 1, pela 5ª rodada da competição. Os gols marcados por Ferreirinha e André Silva no início da partida garantiram a vantagem que, mesmo com a reação santista ainda no primeiro tempo, foi sustentada até o apito final.
Com o resultado, o time comandado por Luis Zubeldía, que vinha de quatro empates consecutivos, chega a sete pontos e se afasta da zona de rebaixamento. O Santos, por outro lado, permanece com quatro pontos e entra na zona da degola.
O São Paulo iniciou a partida pressionando e encontrou o gol logo aos nove minutos. Ferreirinha iniciou a jogada e tocou para André Silva, que devolveu em cruzamento para o camisa 47 completar para o gol. Aos 22, Matheus Alves encontrou André Silva livre na área, que finalizou de primeira para ampliar.
Mesmo com o domínio tricolor nos primeiros 30 minutos, o Santos conseguiu diminuir ainda na etapa inicial. Aos 40, após toque no braço de Enzo Díaz dentro da área, o árbitro assinalou pênalti. Tiquinho Soares cobrou e converteu.
O clássico esquentou com lances polêmicos e muitas reclamações. O São Paulo protestou contra a marcação da penalidade a favor do rival e pediu um pênalti sobre Matheus Alves no segundo tempo, ignorado pelo árbitro e pelo VAR. Ao todo, o Tricolor recebeu sete cartões amarelos, além de ter o preparador físico expulso. O Santos teve três jogadores advertidos.
Na etapa final, o Peixe teve chances para empatar. Aos 6 minutos, Tiquinho Soares finalizou com perigo. Logo depois, Guilherme acertou um chute colocado que passou rente à trave. Já nos acréscimos, Thaciano cabeceou à queima-roupa e exigiu grande defesa de Rafael, que garantiu a vitória tricolor.
O São Paulo volta a campo na quarta-feira (15), pela Conmebol Libertadores, contra o Libertad, no Paraguai. Pelo Brasileirão, encara o Ceará no sábado (18), às 17h, fora de casa. O Santos recebe o Red Bull Bragantino no domingo (19), às 19h30, na Vila Belmiro.