Na noite deste domingo, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram em um jogo emocionante que terminou empatado em 1 a 1, mantendo a situação de ambos os times relativamente inalterada na tabela do Campeonato Paulista. Os gols da partida foram marcados por Alisson, para o São Paulo, e Raphael Veiga, para o Palmeiras, em um confronto que certamente gerará debates acalorados sobre a atuação do VAR.
O duelo marcou o primeiro encontro entre as equipes desde a final da Supercopa Rei, vencida pelo São Paulo há um mês. A partida foi repleta de lances polêmicos envolvendo o árbitro de vídeo, com pelo menos três situações que geraram reclamações por parte dos tricolores. Primeiramente, houve protestos pela não recomendação de expulsão de Richard Ríos em falta cometida sobre Pablo Maia no primeiro tempo. Em seguida, o VAR interveio para marcar um pênalti quando Rafael acertou Murilo ao sair do gol com um soco. Por último, um suposto pênalti de Piquerez em Luciano, que apesar da recomendação do VAR, não foi confirmado pelo árbitro Matheus Delgado Candançan.
Com o empate, o São Paulo permanece na liderança do Grupo D com 19 pontos, porém, ainda não garantiu sua classificação. O Novorizontino também tem 19 pontos, enquanto o São Bernardo tem um ponto a menos. Todos os três times disputarão a última rodada, no próximo domingo, buscando duas vagas nas quartas de final. Por outro lado, o Palmeiras chegou aos 25 pontos e está próximo de garantir a melhor campanha geral na fase de grupos, com apenas o Santos, com 22 pontos, tendo chances de ultrapassar a equipe de Abel Ferreira.
O confronto começou com o Palmeiras em vantagem, pressionando o São Paulo e chegando perto de abrir o placar, especialmente em um cabeceio de Aníbal Moreno. No entanto, foi o São Paulo quem abriu o marcador após um erro na saída de bola do Palmeiras, que resultou no gol de Alisson. O jogo seguiu bastante disputado, com várias faltas, mas com o São Paulo mostrando maior conforto em campo. No entanto, o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
No segundo tempo, o VAR se tornou protagonista, gerando controvérsias e aumentando a tensão entre as equipes. Os são-paulinos reclamaram da não expulsão de Richard Ríos no primeiro tempo e ficaram ainda mais revoltados após o gol de empate do Palmeiras, que surgiu após intervenção do árbitro de vídeo. Após o jogo, houve também discordância em relação a um lance em que Piquerez dividiu com Luciano na área do Palmeiras, com o VAR recomendando revisão, mas a decisão do árbitro de campo sendo mantida.
Todos os jogos da última rodada do Campeonato Paulista estão marcados para o domingo, dia 10, às 15h (Horário do MS). O São Paulo enfrentará o Ituano, em Itu, enquanto o Palmeiras receberá o Botafogo-SP, em Barueri.