O clássico entre São Paulo e Santos, válido pela nona rodada do Campeonato Paulista de 2024, foi marcado por três lances polêmicos envolvendo o árbitro de vídeo (VAR). O Santos saiu vitorioso por 1 a 0, com um gol de pênalti de Morelos, após a arbitragem rever um lance na área do São Paulo. O time da casa teve dois gols anulados pelo VAR, um em cada tempo, por impedimento e mão na bola.
Com o resultado, o Santos garantiu a classificação antecipada para as quartas de final do estadual, com a melhor campanha geral, somando 19 pontos no Grupo A. O São Paulo, por sua vez, viu sua liderança no Grupo D ficar ameaçada, com 13 pontos, podendo ser ultrapassado por Novorizontino e São Bernardo, que jogam nesta quinta-feira.
O jogo no Morumbi foi equilibrado e truncado, com poucas chances claras de gol para ambos os lados. O São Paulo teve um desfalque de última hora, com Moreira, que seria titular na lateral-direita, sentindo dores no aquecimento. Bobadilla entrou em seu lugar, mas não teve uma boa atuação. O Santos se fechou na defesa e apostou nos contra-ataques, mas também não levou muito perigo ao gol de Rafael.
O primeiro lance polêmico aconteceu aos 44 minutos do primeiro tempo, quando Luciano recebeu um passe de Erick e chutou para o gol, abrindo o placar para o São Paulo. Porém, o VAR entrou em ação e flagrou o atacante em posição de impedimento, anulando o gol.
No segundo tempo, o Santos voltou mais ofensivo e pressionou o São Paulo, que tentava responder na base da vontade. Aos 18 minutos, Otero foi lançado na área do São Paulo e foi derrubado por Welington, que tentou um carrinho por trás. A árbitra Edina Alves mandou o jogo seguir, mas foi alertada pelo VAR para revisar o lance. Após ver o vídeo, ela marcou o pênalti para o Santos. Morelos cobrou com categoria e fez o único gol da partida.
O São Paulo não se abateu e foi para cima do Santos, buscando o empate. Aos 32 minutos, Erick recebeu um cruzamento de Juan e cabeceou para o gol, igualando o marcador. Mas, novamente, o VAR entrou em cena e anulou o gol, alegando que a bola bateu na mão do atacante antes de entrar.
Nos minutos finais, o São Paulo ainda teve uma grande chance de empatar, com Juan, que cabeceou livre dentro da pequena área, mas mandou para fora. O Santos se segurou na defesa e comemorou a vitória no clássico.
Os dois times voltam a campo no fim de semana, pela décima rodada do Paulistão. O São Paulo recebe o Red Bull Bragantino no sábado, às 17h (Horário do MS), no Morumbi. O Santos joga em casa no domingo, às 15h (MS), contra o Novorizontino, na Vila Belmiro.