O atacante Rodrygo dificilmente será incluído na primeira lista de convocados de Carlo Ancelotti pela Seleção Brasileira, que será divulgada na próxima segunda-feira (27), às 14h (do MS), no Rio de Janeiro. O jogador não será relacionado para o último compromisso do Real Madrid na temporada, contra a Real Sociedad, pela rodada final de La Liga — partida que também marca a despedida oficial do treinador italiano do comando do clube merengue.
Rodrygo está fora das partidas do Real Madrid há três rodadas. A última vez que esteve em campo foi no segundo tempo do clássico contra o Barcelona, quando foi substituído no intervalo da final da Supercopa da Espanha, vencida pelos catalães. Desde então, ficou no banco sem ser utilizado em um jogo e sequer foi relacionado nos dois seguintes.
Segundo a programação do clube espanhol, o atacante brasileiro será preservado com foco na sua recuperação física e mental, visando a disputa da Copa do Mundo de Clubes, em junho, nos Estados Unidos.
Na atual temporada, Rodrygo disputou 51 partidas pelo Real Madrid e seis pela Seleção Brasileira, com 15 gols e nove assistências no total. Com a chegada de Kylian Mbappé ao elenco merengue, o brasileiro passou a ter mais obrigações defensivas, o que, segundo avaliação interna do clube, contribuiu para um desgaste acentuado ao fim do calendário europeu.
Há dez dias, o atacante deixou um treinamento com dores na perna e conversou reservadamente com Ancelotti. A partir de então, o clube traçou uma estratégia de preservação do atleta.
– Todos têm um carinho especial pelo Rodrygo, principalmente eu. Quando um jogador não está bem, ele não está bem emocionalmente. Ele quer mostrar sua qualidade, ajudar o time. É normal – afirmou Ancelotti à época.
O técnico italiano se despede do Real Madrid neste sábado, em partida marcada por homenagens, e embarca no domingo para o Brasil. A convocação de segunda-feira incluirá os nomes para os primeiros compromissos das Eliminatórias sob seu comando, contra Equador e Paraguai.