O Real Madrid assegurou seu 36º título da La Liga com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Cádiz, no Santiago Bernabéu. Mesmo com vários jogadores poupados, a equipe comandada por Carlo Ancelotti foi eficaz, com gols de Brahim Díaz, Bellingham e Joselu. A derrota posterior do Barcelona para o Girona confirmou matematicamente o título para os merengues, que agora podem comemorar com quatro rodadas de antecedência.
O triunfo levou o Real Madrid a 87 pontos, com apenas uma derrota sofrida até o momento na temporada. Enquanto os merengues consolidaram sua liderança na tabela, o Barcelona, que estava 14 pontos atrás do rival em segundo lugar, precisava vencer para manter suas chances, mas acabou derrotado por 4 a 2 pelo Girona, encerrando suas pretensões de título.
Este é o 36º título espanhol do Real Madrid, ampliando ainda mais sua hegemonia como o clube com mais títulos na história da La Liga. O técnico Carlo Ancelotti vai erguer o troféu pela segunda vez nos últimos três anos. Agora, a equipe merengue busca conquistar os 12 pontos restantes para alcançar uma campanha com 99 pontos, que seria a segunda melhor da história para um campeão espanhol.
O goleiro Courtois fez sua primeira partida oficial na temporada 2023/24 após nove meses fora de ação devido a lesões no joelho esquerdo. Apesar de ser pouco exigido, o belga mostrou boa forma, realizando defesas importantes, como em um mano a mano com Chris Ramos.
Com o título espanhol garantido, o Real Madrid agora concentra suas atenções na Liga dos Campeões da UEFA, enfrentando o Bayern de Munique na próxima quarta-feira, no Santiago Bernabéu, na partida de volta da semifinal. Ancelotti escalou uma equipe reserva contra o Cádiz visando a importante decisão europeia, onde busca sua 15ª taça da Champions League.