No GP da Inglaterra deste domingo, a equipe RBR e a McLaren, equipe da casa, tiveram motivos para comemorar. No oitavo triunfo do bicampeão Max Verstappen na temporada, a equipe britânica conquistou seu primeiro pódio de 2023 com o segundo lugar de Lando Norris, que liderou a prova por cinco voltas ao superar Verstappen na largada. Lewis Hamilton, compatriota de Norris, completou o pódio em terceiro lugar, após largar em sétimo.
Verstappen, da RBR, ampliou sua liderança no campeonato com o oitavo triunfo em dez corridas e o 43º de sua carreira. Norris conquistou o sétimo pódio na Fórmula 1 e encerrou um jejum de pouco mais de um ano da McLaren sem subir ao pódio. Hamilton, por sua vez, alcançou seu 13º pódio no Circuito de Silverstone.
A McLaren aproveitou as atualizações em seu carro, que incluíram modificações na asa dianteira, no bico e na suspensão traseira, após ajustes realizados na Áustria. Norris e o companheiro de equipe Piastri se beneficiaram das melhorias, com Norris alcançando o pódio e Piastri obtendo sua melhor corrida na temporada de estreia.
Sergio Pérez, da RBR, teve uma corrida de recuperação e terminou em sexto lugar após largar em 15º. Ele ganhou cinco posições nas 16 primeiras voltas e aproveitou as paradas dos concorrentes para avançar ainda mais. Após seu pit stop na 29ª volta, ele voltou para o top 10 devido à entrada do safety car provocada pela quebra de Kevin Magnussen no 33º giro. No final, o mexicano ainda ultrapassou Fernando Alonso.
O safety car também foi um fator importante na recuperação de Hamilton, que largou em sétimo lugar atrás de seu colega de equipe George Russell. Russell acabou perdendo posições devido a um pit stop tardio, enquanto Hamilton caiu para oitavo. Russell não conseguiu prolongar seu stint com pneus macios por mais quatro voltas, demorou no pit stop e foi ultrapassado por Hamilton, que herdou a terceira posição após a parada de Piastri.
A Alpine não pontuou no fim de semana devido ao abandono de Esteban Ocon na volta 10, devido a um vazamento hidráulico, e ao abandono de Pierre Gasly, que sofreu danos em seu carro após uma batida com Lance Stroll na 46ª volta. Stroll foi punido com uma penalidade de 5 segundos pelo incidente.
Em um evento raro nesta temporada, Verstappen não conseguiu manter sua pole position e viu Norris ultrapassá-lo antes da primeira curva. Piastri também tentou ultrapassar o bicampeão por fora, mas não teve sucesso, embora tenha tentado em outras ocasiões ao longo da primeira volta.
Verstappen até tentou revidar, mas acabou exposto a Piastri, mesmo mantendo suas posições. No entanto, as posições permaneceram inalteradas até a segunda volta. Logo atrás, George Russell conquistou a quinta posição ao ultrapassar Carlos Sainz, mas Hamilton não teve a mesma sorte, escapou da pista na largada e caiu para oitavo lugar.
Norris abriu meio segundo de vantagem para Verstappen na segunda volta e ampliou essa vantagem para o piloto da RBR. Verstappen, no entanto, começou a reduzir a diferença a partir da terceira volta, enquanto mantinha uma distância curta, mas consistente, para Piastri.
A vantagem da McLaren durou apenas cinco voltas: Verstappen recuperou a liderança no quinto giro, na curva Brooklands. A partir desse momento, o bicampeão começou a construir sua vantagem, aumentando-a a cada volta. Após 15 voltas, já tinha uma vantagem de 2 segundos e, na volta 20, a vantagem era mais que o dobro. Na volta 28, a diferença chegou a 8 segundos e dali em diante Verstappen dominou a prova.
Enquanto os três primeiros mantiveram suas posições na metade inicial da corrida, os pilotos do meio do pelotão tiveramuma corrida movimentada desde o início. Foi o caso de George Russell, que ficou atrás de Charles Leclerc na quinta posição por quase 20 voltas, chegando a ficar apenas 0,1 segundos atrás do piloto de Mônaco.
Em determinado momento, os dois pilotos se tocaram na reta Hangar e na curva Vale. Russell reclamou de um possível brake test de Leclerc. Leclerc fez seu pit stop na volta 19, o que colocou Russell em quarto lugar.
Hamilton começou a recuperar as posições perdidas na largada e ultrapassou Fernando Alonso para chegar ao sétimo lugar na sétima volta. Ele subiu para o sexto lugar com o pit stop de Leclerc e depois para o quinto lugar com a parada de Carlos Sainz na 27ª volta. A troca de pneus de seu companheiro de equipe o colocou em quarto lugar, enquanto Russell conseguiu estender o uso de seus pneus macios por 29 voltas, mas uma parada lenta fez com que ele caísse para o nono lugar.
Alexander Albon caiu do oitavo para o décimo lugar na largada e saiu da zona de pontuação ao ser ultrapassado por Sergio Pérez na 16ª volta. No entanto, o pit stop de Leclerc colocou Albon de volta entre os dez primeiros, atrás do mexicano da RBR. Na 29ª volta, Albon, que estava em oitavo lugar, subiu para o sétimo aproveitando a troca de pneus de Pérez, que estava à sua frente.
A corrida seguiu sem grandes mudanças até a volta 30, quando Piastri fez seu pit stop, abrindo caminho para Hamilton assumir a terceira posição. No entanto, o carro de Kevin Magnussen pegou fogo e parou na pista na volta 33, resultando na entrada do safety car virtual e, posteriormente, na entrada do carro de segurança real na pista. Isso levou Albon, Leclerc, Valtteri Bottas, Yuki Tsunoda, Nico Hülkenberg e Nyck de Vries a fazerem suas paradas nos boxes.
Na volta seguinte, Verstappen, Norris, Hamilton e Alonso também fizeram seus pit stops - o líder da RBR e o heptacampeão da Mercedes trocaram seus pneus médios pelos pneus macios. Infelizmente para Russell, que não estendeu sua primeira parada e se afastou da zona do pódio.
A corrida foi retomada na volta 39 de um total de 52 voltas. Verstappen permaneceu na liderança, mas Hamilton partiu para cima de Norris. Norris conseguiu se defender, inclusive contra um ataque de Hamilton na curva Copse. Piastri, em quarto lugar, se aproximou de Hamilton, mas não conseguiu ultrapassá-lo.
Carlos Sainz começou a corrida em quinto lugar e caiu para sétimo após a entrada do safety car, que aconteceu pouco depois de seu pit stop na metade inicial da corrida. O espanhol sofreu uma ultrapassagem tripla de Pérez, Albon e Leclerc na volta 44 e caiu para o décimo lugar.
Ele mal teve tempo de reagir e, logo em seguida, viu Gasly ultrapassá-lo, tirando-o da zona de pontuação. No entanto, a vantagem do francês não durou nem mais uma volta; ele abandonou a corrida com um pneu furado.