No clássico Choque-Rei, realizado no Morumbi, o São Paulo saiu vitorioso ao derrotar o Palmeiras por 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. O protagonista da partida foi o lateral-direito Rafinha, que marcou um gol magnífico, apesar do desvio de Luan, jogador do Palmeiras, no trajeto da bola. Essa foi a primeira vez que Rafinha balançou as redes desde que chegou ao clube em 2022. Com o estádio lotado e o apoio fervoroso da torcida, o Tricolor abriu uma vantagem na busca por uma vaga nas semifinais do torneio.
O resultado coloca o São Paulo em uma posição favorável para a partida de volta, que acontecerá no estádio do Palmeiras na próxima semana. O Tricolor poderá se classificar com um empate, enquanto uma vitória do Palmeiras por um gol de diferença levaria a disputa para as cobranças de pênaltis. Os palmeirenses precisarão vencer por uma diferença de dois ou mais gols para avançarem diretamente. O próximo embate entre as equipes será realizado no Allianz Parque, na quinta-feira, dia 13.
Após o jogo, o Palmeiras optou por não conceder entrevistas à imprensa, em uma decisão tomada pela presidente Leila Pereira. Durante a partida, no entanto, o perfil oficial do clube nas redes sociais manifestou sua insatisfação com um possível pênalti não marcado e questionou a atuação do VAR em relação a um toque de Pablo Maia dentro da área do São Paulo.
O São Paulo teve que lidar com preocupações adicionais durante o Choque-Rei, com três jogadores sendo substituídos devido a problemas físicos: Calleri e Luciano no intervalo, e Alan Franco no segundo tempo. Com nove desfalques por lesões, a equipe comandada por Dorival Júnior enfrentou dificuldades.
No confronto, o Palmeiras adotou uma formação com três zagueiros, visando proteger seu sistema defensivo e explorar a velocidade do ataque. Essa estratégia deu resultado em sua primeira investida, quando Mayke avançou pelo lado direito e cruzou para Dudu cabecear com perigo. Calleri, que era dúvida antes do clássico, protagonizou a principal chance do primeiro tempo ao driblar o goleiro Weverton, mas falhou na finalização. O São Paulo, por sua vez, melhorou seu desempenho após a metade da etapa inicial e chegou a criar perigo em um chute de longa distância de Wellington Rato, que foi defendido pelo goleiro palmeirense.
No segundo tempo, Dorival promoveu três alterações na equipe: Rodriguinho, Alisson e Juan substituíram Gabi Neves, Luciano e Calleri, respectivamente. Logo aos três minutos, Caio Paulista teve uma oportunidade clara de marcar, porém acabou chutando por cima do gol palmeirense. Com maior presença ofensiva e sem ser pressionado pelo Palmeiras, o São Paulo quase abriu o placar aos 33 minutos, quando Juan dividiu na grande área e rolou para Wellington Rato, que teve sua finalização desviada por Luan em cima da linha. Contudo, o gol da vitória do São Paulo chegou apenas três minutos depois, quando Rafinha arriscou um belo chute de fora da área, que contou com o desvio de Luan e acertou o ângulo do gol palmeirense.
No próximo fim de semana, o Palmeiras enfrentará o Flamengo no Allianz Parque, no sábado (08), às 20h (Horário do Mato Grosso do Sul), enquanto o São Paulo jogará contra o Red Bull Bragantino fora de casa, no domingo (09), às 15h (MS). O jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil está agendado para a quinta-feira, dia 13, às 19h (MS), no estádio do Palmeiras. Com a vantagem conquistada no primeiro confronto, o São Paulo buscará segurar a vantagem para avançar na competição, enquanto o Palmeiras precisará de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença para reverter o placar e garantir sua classificação.