O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou em um evento oficial em Mumbai, na Índia, que a entidade está planejando a criação dos Jogos Olímpicos de Esports. Bach destacou que mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo estão envolvidas com jogos, principalmente aqueles com menos de 34 anos de idade. Ele ressaltou o potencial do esports e expressou o desejo de impulsionar essa modalidade com o prestígio e a influência dos Jogos Olímpicos.
O presidente do COI enfatizou que o esports está em um estágio inicial, mas promissor. Ele comparou o esports a qualquer outro esporte e afirmou que a entidade está comprometida em explorar seu potencial.
Em junho deste ano, o COI realizou a Semana dos Esports Olímpicos em Singapura, onde foram apresentados jogos virtuais de esportes tradicionais e atividades físicas. No entanto, títulos populares de esports, como Counter-Strike, League of Legends e Valorant, não foram incluídos, sendo apenas Fortnite parte da competição.
Apesar da inclusão de Fortnite, o chefe de esportes virtuais e jogos do COI, Vincent Pereira, declarou que jogos de tiro em primeira pessoa, conhecidos como First-Person Shooter (FPS), não terão lugar nas Olimpíadas.
Recentemente, o ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca, visitou a Brasil Game Show (BGS) e defendeu a regulamentação dos esportes eletrônicos no país. Ao contrário de sua antecessora, Ana Moser, Fufuca acredita que os esports devem ser oficialmente reconhecidos como esporte.
O anúncio do presidente do COI sobre os planos para os Jogos Olímpicos de Esports representa um marco significativo no reconhecimento e na promoção dessa forma de competição. Com o envolvimento de milhões de jogadores em todo o mundo, o esports está se consolidando como uma modalidade esportiva de destaque. A inclusão nos Jogos Olímpicos pode impulsionar ainda mais o crescimento e a popularidade do esports a nível global.