Oscar Piastri conquistou neste domingo (13) sua segunda vitória na temporada 2025 da Fórmula 1 ao triunfar no Grande Prêmio do Bahrein. O australiano da McLaren liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada à frente de George Russell (Mercedes) e Lando Norris (McLaren), consolidando-se como novo vice-líder do campeonato.
Com o resultado, Piastri superou Max Verstappen (RBR), que foi apenas o sexto colocado, e agora soma 146 pontos — cinco a menos que Norris, líder do Mundial com 151. A McLaren, por sua vez, ampliou a vantagem no campeonato de construtores: com 58 pontos de diferença sobre a Mercedes, a equipe inglesa reafirma sua força no início do ano.
A corrida, disputada no Circuito de Sakhir, marcou ainda o primeiro triunfo da McLaren no traçado barenita. O desempenho sólido de Piastri, aliado à boa reação de Norris nas voltas finais, selou o domínio da equipe no fim de semana. O britânico da McLaren ultrapassou Charles Leclerc (Ferrari) a cinco voltas do fim para garantir o terceiro lugar e manter-se na liderança da tabela de pilotos.
O GP do Bahrein também foi marcado por um incidente com Nico Hulkenberg, da Sauber, desclassificado após o término da prova. O alemão teve detectada uma irregularidade na espessura da prancha sob seu carro, infração semelhante à que eliminou Lewis Hamilton na etapa anterior, na China. Com isso, Gabriel Bortoleto, companheiro de equipe de Hulkenberg, herdou a 18ª colocação após cruzar a linha de chegada em 19º.
A Mercedes consolidou-se como a segunda força do campeonato com mais um pódio de Russell, enquanto Andrea Kimi Antonelli ficou fora da zona de pontuação pela primeira vez no ano, após um toque de Carlos Sainz, da Williams — que abandonou a prova e foi punido com a perda de três posições no próximo GP.
A Ferrari teve sua melhor corrida até agora na temporada, com Leclerc em quarto e Hamilton em quinto, mas não conseguiu manter o ritmo no último stint com pneus duros. Verstappen, por sua vez, enfrentou dificuldades desde o início e terminou apenas em sexto, longe de brigar pelo pódio.
Classificação final do GP do Bahrein:
A próxima etapa da temporada será disputada em Imola, no Grande Prêmio da Emília-Romanha.