Oscar Piastri é o novo líder do Mundial de Fórmula 1. O australiano da McLaren venceu neste domingo (20) o GP da Arábia Saudita, terceira vitória na temporada, e chegou aos 99 pontos na classificação, superando o companheiro Lando Norris. A corrida, realizada no circuito de rua de Jeddah, teve Verstappen em segundo lugar e Charles Leclerc, da Ferrari, completando o pódio com o terceiro lugar — o primeiro da escuderia italiana em 2025.
Piastri largou em segundo, disputou posição com Max Verstappen na primeira curva e chegou a ser superado após o holandês sair da pista e retornar sem devolver a posição. A manobra rendeu uma punição de 5 segundos ao piloto da Red Bull, o que abriu caminho para a vitória do australiano.
A prova começou com um incidente entre Yuki Tsunoda e Pierre Gasly ainda na primeira volta, o que provocou a entrada do safety car. Após a relargada na volta 4, Verstappen manteve-se à frente, mas já sob investigação. A punição só foi cumprida durante os pit stops, quando o holandês caiu para a segunda colocação e não conseguiu mais ameaçar o rival.
Leclerc, que assumiu a liderança provisória durante as paradas, fez seu pit stop na volta 30 e voltou para a quarta posição. Ele superou George Russell na volta 38 para assegurar o terceiro lugar. Já Norris, que largou em décimo com pneus duros, adiou ao máximo sua parada, chegando a liderar brevemente antes de fazer o pit stop na volta 35. Recuperou-se até a quarta colocação, mas perdeu a liderança do campeonato para Piastri.
Gabriel Bortoleto, da Sauber, largou em 20º e chegou a andar entre os 15 primeiros após uma estratégia de parada antecipada durante o safety car. No entanto, um toque com Fernando Alonso e dificuldades para manter o ritmo deixaram o brasileiro na 18ª colocação. Seu companheiro Nico Hulkenberg terminou em 15º.
Resultado final – GP da Arábia Saudita (Jeddah)
A temporada da Fórmula 1 continua no dia 4 de maio, com o GP de Miami, sexta etapa do campeonato. Piastri lidera com 99 pontos, seguido por Norris (89) e Verstappen (86).