O Palmeiras confirmou sua boa fase e se isolou na liderança do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Fortaleza por 2 a 1 neste domingo (12), no Castelão, pela quinta rodada da competição. Com gols dos estrangeiros Facundo Torres e Flaco López, o time de Abel Ferreira somou sua sexta vitória consecutiva na temporada e chegou a 13 pontos. Deyverson marcou para os donos da casa, e Weverton garantiu o resultado ao defender um pênalti cobrado por Lucero nos acréscimos.
Com o resultado, o Palmeiras lidera o Brasileirão com 13 pontos, seguido por Flamengo (11) e Fluminense (10). Já o Fortaleza estaciona nos cinco pontos e ocupa a 13ª colocação.
O jogo começou equilibrado e com poucas oportunidades até os 35 minutos. Allanzinho se destacava pelo lado direito do Fortaleza, enquanto o Palmeiras tentava acionar Flaco López e explorar a velocidade de Estêvão. Deyverson quase abriu o placar aos 40, em chute cruzado. A resposta alviverde veio aos 44, em chance clara de Facundo Torres, mas David Luiz salvou em cima da linha. No lance seguinte, no entanto, não houve como evitar o gol: em cobrança de falta de Richard Ríos, após desvio, Facundo apareceu livre na pequena área e finalizou para fazer 1 a 0.
Na volta do intervalo, o Palmeiras ampliou em jogada de contra-ataque. Estêvão lançou Flaco López, que invadiu a área e bateu colocado para marcar o segundo gol aos 12 minutos. O Fortaleza reagiu usando os cruzamentos e descontou aos 24, com Deyverson de cabeça, após bola levantada na área.
O time cearense intensificou a pressão nos minutos finais e teve a chance do empate aos 44, quando o árbitro Paulo Cesar Zanovelli assinalou pênalti por toque de mão de Naves, após revisão no VAR. Lucero cobrou forte no canto, mas Weverton defendeu e garantiu a vitória palmeirense, muito comemorada por jogadores e comissão técnica.
Além do resultado, o Palmeiras encerrou um jejum de quase seis anos sem vencer o Fortaleza fora de casa – a última vitória havia sido em 2019. Desde então, eram quatro derrotas e dois empates no Castelão.
O desempenho recente do time paulista é impulsionado pelos jogadores estrangeiros: os últimos dez gols da equipe foram marcados por atletas de fora do país. O último brasileiro a balançar as redes foi Estêvão, há cinco jogos.
Pelo Brasileirão, o Palmeiras volta a campo no domingo (19), às 17h30, contra o Bahia, no Allianz Parque. O Fortaleza enfrenta o Sport, sábado (18), às 19h, na Ilha do Retiro. Antes, as duas equipes jogam pela Libertadores. Na quarta-feira, o Leão visita o Atlético Bucaramanga, na Colômbia. Na quinta, o Verdão encara o Bolívar, na Bolívia.