O Palmeiras foi um dos poucos clubes da Série A que não assinou o manifesto divulgado na última segunda-feira, 19, pela LFU (Liga Forte União), que apresentou uma série de exigências à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Entre os pontos destacados estão mudanças no estatuto da entidade, como o estabelecimento de regras de Fair Play financeiro e o compromisso com a criação de uma liga nacional de clubes.
Em nota conjunta, os clubes signatários listaram oito reivindicações, entre elas a alteração do processo eleitoral da CBF, a obrigatoriedade da participação dos clubes em assembleias gerais, a profissionalização da arbitragem e a divisão equitativa das propriedades comerciais das Séries A e B.
O Palmeiras, no entanto, optou por não aderir ao movimento. Segundo o portal "UOL", a direção alviverde acredita que o momento é de "tranquilidade e união", e não de cobranças, diante da iminente eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF. A presidente do clube, Leila Pereira, é uma das apoiadoras da candidatura do dirigente, que obteve o apoio de 10 dos 40 clubes que compõem o colégio eleitoral da entidade.
Xaud, representante da Federação Roraimense de Futebol, conquistou o respaldo de 25 das 27 federações estaduais, o que deve garantir sua aclamação como presidente da CBF no próximo domingo, mesmo sem o apoio da maioria dos clubes. Seu adversário, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista, não conseguiu formalizar uma chapa, apesar de contar com a adesão de 29 clubes. O Athletic, de Minas Gerais, não declarou apoio a nenhum dos dois lados.
Atualmente, o processo eleitoral da CBF atribui peso maior às federações estaduais: cada uma tem três votos. Já os clubes da Série A têm peso 2, e os da Série B, peso 1. Para registrar candidatura, é preciso o apoio de oito federações e cinco clubes.
Exigências dos clubes no manifesto da LFU:
O movimento reforça a pressão dos clubes por maior representatividade e participação nas decisões da CBF, em meio à disputa pelo comando da entidade máxima do futebol brasileiro.