Em uma noite marcada pela despedida do jovem atacante Endrick, o Palmeiras empatou sem gols com o San Lorenzo na última quinta-feira, em partida realizada no Allianz Parque, válida pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O resultado, embora suficiente para garantir o primeiro lugar do Grupo F ao Verdão, não foi o bastante para assegurar a melhor campanha geral da competição. O ponto conquistado pela equipe argentina garantiu sua classificação para as oitavas de final.
Endrick, negociado com o Real Madrid, fez sua última aparição com a camisa do Palmeiras. Aos 17 anos, o jogador foi homenageado pelos torcedores presentes, que formaram um mosaico com a mensagem "Até logo". Visivelmente emocionado, o atacante foi titular na partida. Com 82 jogos disputados, 21 gols, três assistências e cinco títulos, ele se despede do clube alviverde e se prepara para integrar a seleção brasileira na Copa América antes de se apresentar ao Real Madrid.
O Palmeiras, que encerrou a fase de grupos com 14 pontos, aguardará o sorteio dos confrontos das oitavas de final, previsto para a próxima segunda-feira pela Conmebol. O time paulista jogará a próxima fase com a vantagem de decidir em casa, no Allianz Parque, contra possíveis adversários como Colo-Colo, Talleres, Botafogo, Flamengo, San Lorenzo, Nacional ou o segundo colocado do Grupo C, ainda indefinido.
Apesar da expectativa gerada pela presença de Endrick, Luis Guilherme e Estêvão no ataque, o primeiro tempo no Allianz Parque foi de poucas emoções. O Palmeiras dominou a posse de bola, mas criou poucas chances de perigo. O San Lorenzo, que jogava pelo empate para garantir a classificação, teve uma boa oportunidade em um contra-ataque, desperdiçada por Remedi após um erro de Aníbal Moreno. Gustavo Gómez chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento.
O Verdão teve dificuldades para penetrar na defesa adversária e, mesmo com as substituições de Rony, López e posteriormente Rômulo, não conseguiu transformar o domínio de bola em chances claras de gol. Estêvão teve uma boa oportunidade defendida por Altamirano, e Murilo, de cabeça, também perdeu uma chance importante. O San Lorenzo quase marcou em um contra-ataque conduzido por Cuello.
O Palmeiras retorna aos gramados no próximo domingo, às 15h (do MS), quando enfrentará o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.