Os representantes de Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil 2025, Operário e Dourados, conhecerão nesta sexta-feira (7) seus adversários na primeira fase do torneio. O sorteio será realizado às 14h (de Brasília), no Rio de Janeiro.
O Operário, atual campeão estadual, está no Pote F e enfrentará um adversário do Pote B, que conta com equipes da Série A, B e C do Campeonato Brasileiro. Já o Dourados, vice-campeão do Sul-Mato-Grossense e estreante na competição, está no Pote H e terá um rival vindo do Pote D, que inclui times das Séries B, C e D.
O DAC fará sua estreia na Copa do Brasil e, sem posição no ranking da CBF, terá pela frente equipes tradicionais do cenário nacional. Os possíveis adversários são América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.
O técnico Ito Roque reforçou que o foco da equipe está no Campeonato Sul-Mato-Grossense e que mudanças no time dependerão do adversário sorteado.
"A dificuldade será grande, independentemente de quem for o rival. Nosso elenco é o mesmo do Estadual, então o que pode mudar é o modelo de jogo e a estratégia para a partida."
O Galo da Capital disputará sua terceira Copa do Brasil consecutiva e ocupa a 114ª posição no ranking da CBF. Os possíveis adversários são Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
O técnico Leocir Dall'Astra evitou projeções sobre o sorteio e destacou a importância do torneio.
"Não gosto de escolher adversário. Precisamos estar preparados, independentemente de quem seja. O jogo é único e, com o empate levando para os pênaltis, pode ser favorável para nós. A Copa do Brasil é essencial para o clube, tanto pela visibilidade quanto pela questão financeira."
A primeira fase será em jogo único, com mando da equipe de pior ranking. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A segunda fase também será disputada em partida única, e a partir da terceira fase os confrontos serão em ida e volta.
A Copa do Brasil distribuirá mais de R$ 500 milhões em premiações, tornando-se uma das principais fontes de receita para os clubes. Além dos 80 times que iniciam a disputa, outros 12 entram a partir da terceira fase, incluindo equipes classificadas para a Libertadores e campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.