A McLaren começou na frente a etapa espanhola da Fórmula 1. Nesta sexta-feira (28), Lando Norris registrou o melhor tempo no primeiro treino livre para o GP da Espanha, encerrando a sessão com 1m13s718, à frente de Max Verstappen (RBR) e Lewis Hamilton (Ferrari). A atividade marcou também a estreia de uma nova diretriz técnica que restringe a flexibilidade das asas dos carros, com potencial de reduzir a vantagem de algumas equipes.
Sem incidentes durante a sessão, a principal observação foi o comportamento dos carros diante das alterações técnicas. Os pilotos iniciaram os testes com foco em compostos duros, à exceção de Lance Stroll e Franco Colapinto. Fernando Alonso liderou nos primeiros minutos, mas foi superado por Norris ainda no início do treino.
George Russell, com pneus médios, chegou a ocupar o primeiro lugar na fase intermediária da sessão, enquanto Nico Hulkenberg se aproximou da ponta ao trocar os pneus duros pelos macios. As marcas passaram a cair de forma mais significativa no terço final da atividade, à medida que mais carros aderiam aos compostos mais aderentes.
Charles Leclerc e Verstappen também passaram pela liderança antes de Norris cravar o tempo mais rápido com vantagem de três décimos. Russell foi o mais rápido entre os que usaram pneus médios, superando Carlos Sainz em dois décimos. No tempo combinado geral, o britânico da Mercedes fechou em 11º, distante um segundo do líder.
Gabriel Bortoleto, estreante da Sauber, terminou em 16º. Após iniciar o treino com pneus duros e rodar acima do tempo de referência em 2s3, o brasileiro reduziu sua marca em duas tentativas. Com pneus macios na parte final da sessão, não conseguiu baixar ainda mais o tempo, ficando a 1s4 de Norris.
O treino também contou com a presença de dois pilotos reservas. Ryo Hirakawa, que substituiu Esteban Ocon na Haas, chegou a sair da pista na curva 10, sem causar danos ao carro. Victor Martins, no lugar de Alexander Albon pela Williams, completou sua participação sem incidentes.
A programação do GP da Espanha segue neste sábado com mais uma sessão livre e o treino classificatório. A corrida está marcada para domingo, no Circuito da Catalunha, e encerra a segunda rodada tripla do campeonato 2024.