A última rodada do Campeonato Espanhol teve caráter simbólico para o Real Madrid. Com a vice-liderança assegurada e sem pretensões na tabela, o clube recebeu a Real Sociedad neste sábado (18) em um jogo marcado pelas despedidas de Luka Modric e Carlo Ancelotti, que receberam diversas homenagens no Estádio Santiago Bernabéu. Em campo, o Real venceu por 2 a 0, com dois gols de Kylian Mbappé.
A partida foi precedida por uma série de tributos. Faixas, cartazes e bandeiras tomaram conta das imediações do estádio, com destaque para Modric. Já na entrada dos times, duas grandes bandeiras com os rostos do técnico italiano e do meio-campista croata foram exibidas. Durante o jogo, Modric foi ovacionado a cada toque na bola e, especialmente, ao cobrar escanteios.
O meia de 38 anos foi substituído nos minutos finais e deixou o campo aplaudido por torcedores e companheiros, que formaram um corredor de homenagens. Após abraçar familiares à beira do gramado, Modric chorou. Ao lado de Ancelotti, foi ao centro do campo após o apito final para discursos e mais homenagens. Parte da torcida também se emocionou nas arquibancadas.
No aspecto esportivo, o Real Madrid, com um time bastante modificado, dominou a maior parte do jogo. A Real Sociedad ameaçou em alguns contra-ataques no primeiro tempo, mas não conseguiu balançar as redes. Mbappé abriu o placar ao aproveitar o rebote do pênalti que ele mesmo cobrou e teve a defesa do goleiro. Na etapa final, com a entrada de Vinícius Júnior, a equipe ganhou em velocidade. O brasileiro deu assistência para o segundo gol do francês, que ainda busca a Chuteira de Ouro.
Com o resultado, o Real Madrid encerra a campanha com 84 pontos, na segunda colocação. A Real Sociedad termina o campeonato em 12º lugar, com 46 pontos.
Enquanto a equipe basca entra em período de férias e só retorna em agosto para o início da próxima temporada, o Real Madrid se prepara para disputar a Copa do Mundo de Clubes nos meses de junho e julho. O torneio já será sob o comando de Xabi Alonso, anunciado como substituto de Ancelotti. O espanhol será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira.