O lateral-esquerdo Marcelo anunciou nesta quinta-feira (6) sua aposentadoria do futebol aos 36 anos. Em vídeo publicado nas redes sociais, o ex-jogador de Fluminense e Real Madrid oficializou o encerramento de sua trajetória dentro de campo.
"Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito a dar para o futebol. Obrigado por tudo", declarou Marcelo.
O jogador estava sem clube desde dezembro de 2023, quando teve a rescisão contratual com o Fluminense formalizada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. O acordo para o fim do vínculo já havia sido definido no mês anterior, após um desentendimento entre Marcelo e o então técnico Mano Menezes durante uma partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.
Marcelo disputou 68 jogos nesta segunda passagem pelo Fluminense e conquistou três títulos: o Campeonato Carioca de 2023, a Conmebol Libertadores do mesmo ano e a Recopa Sul-Americana de 2024.
Formado nas categorias de base do clube, o lateral chegou ao time profissional em 2005 e, no ano seguinte, foi eleito o melhor da posição no Campeonato Brasileiro. Ainda em 2006, foi negociado com o Real Madrid, onde se tornou o jogador com mais títulos na história do clube espanhol até ser superado por Dani Carvajal, Nacho Fernández e Luka Modrić.
Durante os 16 anos na equipe espanhola, Marcelo conquistou 25 troféus, incluindo cinco edições da Liga dos Campeões da Europa e quatro Mundiais de Clubes. No futebol europeu, também teve passagem pelo Olympiacos, da Grécia, em 2022.
Pela seleção brasileira, foi titular da lateral esquerda por oito anos e disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018. Também integrou a equipe que venceu a Copa das Confederações em 2013 e conquistou medalhas de prata (2012) e bronze (2008) nos Jogos Olímpicos.