O São Paulo anunciou nesta terça-feira (01) o retorno do meia-atacante Lucas Moura, após quase 11 anos desde sua saída do clube. O jogador estava sem clube desde que deixou o Tottenham, da Inglaterra, em maio. Seu contrato com o São Paulo terá validade até o final desta temporada.
Lucas Moura, uma das principais revelações do São Paulo no século, foi vendido ao PSG em 2012. No entanto, antes de sua partida, contribuiu para a conquista da Copa Sul-Americana. Durante sua passagem pela Europa, teve momentos de sucesso, incluindo uma atuação memorável na semifinal da Champions League pelo Tottenham, em que marcou três gols contra o Ajax.
Nos últimos anos, o São Paulo manteve contato constante com Lucas, e o jogador sempre expressou seu desejo de retornar ao clube que o revelou. Após sua dispensa pelo Tottenham, priorizou propostas de outros clubes europeus, mas nenhuma o seduziu. O São Paulo então ofereceu a oportunidade de retorno, e Lucas aceitou.
O jogador deve assinar oficialmente com o São Paulo no CT da Barra Funda e, posteriormente, acertar um pré-acordo com outro clube para a temporada de 2024. A possibilidade mais provável é que ele vá para a Major League Soccer (MLS) nos Estados Unidos, apesar de inicialmente se cogitar um empréstimo.
Lucas Moura, de 30 anos, iniciará os treinamentos com o time já na quarta-feira. Devido ao período de inatividade, ainda não há uma previsão exata para sua estreia. No entanto, o São Paulo está trabalhando para colocá-lo em condições de enfrentar o Corinthians no dia 16 de agosto, pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa do Brasil.
Caso o São Paulo avance para as quartas de final da Copa Sul-Americana, tanto Lucas Moura quanto James Rodríguez poderão ser inscritos para a competição.