O Team USA anunciou nesta segunda-feira que LeBron James será o porta-bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Aos 39 anos, o ala do Los Angeles Lakers será um dos líderes do novo Dream Team dos Estados Unidos. LeBron será acompanhado por uma atleta mulher, cujo nome será divulgado na terça-feira.
Com duas medalhas de ouro olímpicas conquistadas em 2008 e 2012, LeBron é uma figura destacada na equipe de basquete dos Estados Unidos. O comunicado do Team USA destacou que o atleta foi informado sobre a honra por seu colega de seleção e também estrela do time, Stephen Curry.
Em suas primeiras declarações após o anúncio, LeBron expressou gratidão e surpresa. "Primeiro de tudo, obrigado Steph (Curry), obrigado pelas palavras. Todos nós viemos de diferentes estilos de vida, diferentes cidades, diferentes educações. Penso que a última coisa que você tem na sua mente é carregar a bandeira representando seu país durante a Olimpíada", afirmou.
O jogador destacou ainda a importância do momento em meio à divisão atual nos Estados Unidos. "Nunca sonhei com isso, é uma honra absoluta. Poder compartilhar este momento com vocês tornará isso tudo ainda mais memorável. Simplesmente te agradeço, cara. Entendo que agora o país está tão dividido, então espero que este momento nos una mesmo naquelas frações de segundos ou horas que estivermos cruzando aquela água em Paris", acrescentou LeBron.
Essa é a primeira vez na história que os Estados Unidos terão um jogador de basquete masculino como porta-bandeira em uma Olimpíada. Na última edição, realizada em Tóquio, a honra coube a Sue Bird, jogadora de basquete feminino.
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris está marcada para o dia 26 de julho.