Na noite desta quarta-feira, o Juventude venceu o Flamengo por 2 a 1, de virada, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alfredo Jaconi. Com o resultado, o Juventude manteve sua invencibilidade de quase 27 anos (13 jogos) contra o Flamengo em Caxias do Sul.
O jogo começou equilibrado, com ambos os times dividindo o protagonismo. O Flamengo abriu o placar com um gol de peito de Pedro, após cruzamento de Luiz Araújo. O Juventude empatou logo em seguida, com Lucas Barbosa marcando de cabeça após cruzamento de Nenê. O primeiro tempo terminou com chances para ambos os lados, mas sem alteração no placar de 1 a 1.
No segundo tempo, o Juventude demonstrou leve superioridade, controlando mais a posse de bola enquanto o Flamengo sentia o cansaço. Os goleiros Rossi, do Flamengo, e Mateus Claus, do Juventude, realizaram boas defesas. Aos 41 minutos, o volante Luis Mandaca, que havia saído do banco de reservas, marcou o gol da virada após um desvio em cruzamento de escanteio. O Flamengo ainda pressionou nos minutos finais, mas o Juventude conseguiu segurar a vitória.
Um momento curioso ocorreu logo aos dois minutos do primeiro tempo, quando Gabriel Taliari finalizou para uma defesa de Rossi. O goleiro do Flamengo manteve a posse da bola por cerca de 15 segundos, apesar da regra que permite apenas seis segundos de retenção. A situação gerou reclamações de Nenê, do Juventude, que gesticulou e protestou com a arbitragem.
Com a vitória, o Juventude alcançou os 16 pontos, subindo para a 10ª posição na tabela de classificação. O Flamengo, apesar da derrota, continua na liderança do campeonato, empatado com o Bahia com 24 pontos, mas à frente pelo saldo de gols.
Na próxima rodada, o Juventude enfrentará o Fortaleza, no domingo, às 15h (do MS), no Castelão. O Flamengo jogará contra o Cruzeiro, no mesmo dia, às 17h30, no Maracanã. Ambos os jogos são válidos pela 13ª rodada do Brasileirão.