Em uma partida marcada por alternâncias no domínio e muitas emoções, o Juventude venceu o Botafogo por 3 a 2 na manhã deste domingo, no Estádio Alfredo Jaconi, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado garantiu uma importante vitória para o time gaúcho, que abriu 3 a 0 no placar e resistiu à pressão do adversário no segundo tempo.
O Juventude, mesmo desfalcado, mostrou eficiência logo no início do jogo. Aos oito minutos, Danilo Boza aproveitou rebote do goleiro John e abriu o placar, facilitando o plano de jogo do time da casa, que se manteve bem postado defensivamente e explorou os contra-ataques com Marcelinho e Erick Farias. A equipe ainda ampliou a vantagem no fim da primeira etapa, quando Carrillo marcou de cabeça após cruzamento de Marcelinho, estabelecendo o 2 a 0.
No segundo tempo, o Botafogo tentou reagir, mas acabou sofrendo mais um gol aos dois minutos, após Marcelinho finalizar uma jogada iniciada por Nenê, que também foi um dos destaques do Juventude. A partir daí, o time carioca dominou as ações, especialmente após as entradas de Marçal e Savarino, que mudaram a dinâmica do jogo. Cuiabano e Marçal descontaram para o Botafogo, mas o esforço não foi suficiente para evitar a derrota. O goleiro Mateus Claus, com boas defesas, segurou o resultado favorável ao Juventude.
Com a vitória, o Juventude chegou a 25 pontos e subiu para a 12ª colocação na tabela, afastando-se da zona de rebaixamento e coroando uma semana positiva, que incluiu a eliminação do Fluminense nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Botafogo, mesmo com a derrota, manteve a liderança do Brasileirão com 43 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Flamengo, que tem um jogo a menos.
Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Flamengo no clássico do próximo domingo, às 17h30 (do MS), no Estádio Nilton Santos. Antes disso, o time carioca recebe o Palmeiras na quarta-feira, às 20h30, pelas oitavas de final da Libertadores. O Juventude volta a campo no próximo domingo, às 15h, quando visita o Athletico-PR, em Curitiba, pela 23ª rodada do Brasileiro.