O Flamengo estreou com vitória na Copa Conmebol Libertadores ao derrotar o Deportivo Táchira por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (3), em San Cristóbal, na Venezuela. O gol da partida foi marcado por Juninho, que saiu do banco de reservas no segundo tempo e balançou as redes no primeiro toque na bola.
Com o resultado, o Rubro-Negro assumiu a liderança do Grupo C, com três pontos. Central Córdoba e LDU, que empataram sem gols também nesta quinta-feira, dividem a segunda colocação. O Táchira, derrotado em casa, é o lanterna da chave.
O primeiro tempo teve domínio de posse de bola do Flamengo, com 61%, mas pouca efetividade ofensiva. O time venezuelano apostou na marcação alta e conseguiu gerar alguns sustos, principalmente em erros de passe da equipe comandada por Filipe Luís. A melhor oportunidade dos visitantes veio aos 26 minutos, quando Luiz Araújo finalizou fraco em cima do goleiro após receber lançamento em profundidade.
Na etapa final, o panorama do jogo seguiu semelhante, com o Flamengo rondando a área adversária, mas com dificuldades para furar a defesa. A situação mudou com as entradas de Alex Sandro e Juninho. No lance do gol, Alex Sandro iniciou a jogada pela esquerda, Everton cruzou, Bruno Henrique desviou na primeira trave, e Juninho apareceu para marcar de peito.
Nos acréscimos, o Táchira teve duas grandes chances para empatar. Primeiro, Balza saiu cara a cara com o goleiro Rossi e desperdiçou. Na sequência, Maidana acertou a trave em finalização de dentro da área.
O Flamengo volta a campo neste domingo (6), às 17h30, para enfrentar o Vitória, no Barradão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, o próximo compromisso será na quarta-feira (10), contra o Central Córdoba, às 20h30, no Maracanã.