O Flamengo saiu na frente do Botafogo-PB na terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (1º), o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 no estádio Castelão, em São Luís (MA), com gol marcado pelo jovem Joshua, de apenas 17 anos. A partida teve mando da equipe paraibana e contou com a presença de 35.381 torcedores.
A vitória garante ao Flamengo a vantagem do empate no jogo de volta, marcado para o dia 21 de maio, no Maracanã. Para avançar, o Botafogo-PB precisará vencer por dois gols de diferença. Caso vença por um gol, a vaga será decidida nos pênaltis.
A noite foi especial para o atacante Joshua. Acionado pelo técnico Filipe Luís aos 33 minutos do segundo tempo, o jovem estreou no time profissional e seis minutos depois aproveitou o rebote de finalização de Michael para marcar seu primeiro gol como profissional, garantindo o resultado.
Durante quase toda a partida, o Flamengo foi dominante. A equipe carioca impôs pressão desde o início, controlando a posse de bola e criando oportunidades, mas falhou na finalização. Michael e João Victor, por exemplo, tiveram boas chances na área, mas finalizaram para fora. O Botafogo-PB apostou em uma postura defensiva e tentou ameaçar com chutes de longa distância, sem sucesso.
No segundo tempo, o cenário se manteve com o Flamengo buscando o gol e desperdiçando oportunidades. A insistência foi recompensada nos minutos finais com o gol do estreante Joshua, que garantiu a vantagem para o time carioca na eliminatória.
As equipes voltam suas atenções agora para o Campeonato Brasileiro. O Botafogo-PB enfrenta o Guarani, domingo (4), às 18h, no Brinco de Ouro, pela Série C. O Flamengo viaja a Belo Horizonte para encarar o Cruzeiro, também no domingo, às 17h30, pela Série A.
Nos bastidores, o diretor do Flamengo, José Boto, comentou sobre a possível chegada do volante Jorginho. O dirigente português indicou que, caso o acerto se concretize, o reforço poderá chegar após o fim da temporada europeia, a tempo de disputar o Mundial de Clubes.