Na última segunda-feira (22), o pivô camaronês Joel Embiid eternizou seu nome na história da NBA ao anotar impressionantes 70 pontos contra o San Antonio Spurs, marcando a 12ª maior pontuação individual na história da liga. O feito coloca Embiid ao lado de lendas como Wilt Chamberlain e Devin Booker, alcançando o patamar de alguns dos maiores pontuadores que já passaram pela competição.
Em um ato simbólico, após a partida, Embiid replicou no vestiário a icônica foto de Chamberlain ao anotar 100 pontos, segurando uma folha de papel com o número "70" escrito à mão. O jogador do Philadelphia 76ers tornou-se o nono atleta a atingir essa marca desde a criação da NBA, com Chamberlain sendo o único a realizar tal feito em seis ocasiões distintas.
Curiosamente, Embiid estabeleceu o recorde da história do Philadelphia 76ers na mesma data em que Kobe Bryant, ícone dos Los Angeles Lakers, conseguiu a maior pontuação individual de um jogador da equipe em 22 de janeiro de 2006, anotando 81 pontos contra o Toronto Raptors, a segunda maior pontuação na história da NBA.
Outro destaque da rodada foi Karl-Anthony Towns, do Minnesota Timberwolves, que marcou 62 pontos contra o Charlotte Hornets, estabelecendo um novo recorde individual para sua equipe. No entanto, a marca histórica de Towns foi ofuscada pela derrota de seu time por 128 a 125.
Apesar de Embiid ter conquistado o recorde da franquia do Philadelphia 76ers, vale destacar que Wilt Chamberlain, representando o antigo time da cidade, o Philadelphia Warriors, superou a marca do camaronês ao marcar 100 pontos contra o New York Knicks em 1962, estabelecendo o recorde absoluto de pontos em uma única partida na história da NBA. Chamberlain ainda marcou 78 e 73 pontos em outras duas partidas pela equipe.
A performance de Embiid agora entra para a lista dos maiores pontuadores em um único jogo na história da NBA, ao lado de verdadeiras lendas do basquete mundial. O camaronês demonstra que seu nome será lembrado nas páginas da história do esporte.