Italo Ferreira conquistou o título da etapa de Abu Dhabi da Liga Mundial de Surfe (WSL) neste domingo, garantindo a vitória sem a necessidade de utilizar suas duas últimas tentativas na final. O campeão olímpico venceu o indonésio Rio Waida por 17,27 a 14,50 e assumiu a liderança do ranking da temporada.
Italo dominou as baterias desde a primeira rodada e, ao final, celebrou surfando com a bandeira do Brasil. Em uma das manobras, fez referência ao ex-piloto Ayrton Senna, um de seus ídolos:
— Lancei um Senna ali na onda da esquerda. É um orgulho representar o Brasil, um país com grandes histórias. Isso me motiva muito.
O brasileiro comentou também sobre a evolução das competições em piscinas de ondas, destacando o equilíbrio proporcionado pelo formato:
— A piscina limita alguns caras, e você consegue enxergar falhas porque a onda é perfeita e você tem de usar todo o repertório. É bom para o esporte e atrai novos públicos.
A vitória em Abu Dhabi teve um sabor especial, já que Italo foi vice-campeão em uma etapa de piscina de ondas no Surf Ranch, em 2023. Desta vez, ele garantiu a vitória com uma performance consistente e superior à do adversário.
Agora, Italo Ferreira disputará a terceira etapa da WSL em Peniche, Portugal, a partir de 15 de março, vestindo a lycra amarela de líder do ranking:
— Depois de muito tempo vou usar a lycra amarela. Vou apenas tranquilizar a cabeça e jogar o jogo em Portugal. Vou fazer o que amo.