O Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0 no Gre-Nal 442, realizado na noite deste sábado, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. O único gol da partida foi contra, marcado por Gustavo Martins após uma cabeçada de Vitão. Este foi o primeiro clássico disputado em outro estado brasileiro na história.
Com a vitória, o Inter alcança a 6ª posição na tabela, somando 17 pontos. A equipe, no entanto, pode perder posições até o fim da rodada, mas ainda tem dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes. Já o Grêmio encontra-se na penúltima colocação, com seis pontos. Caso o Fluminense pontue no clássico contra o Flamengo, neste domingo, o Tricolor terminará a rodada na lanterna do Brasileirão.
O Inter registra agora três vitórias consecutivas em Gre-Nais, tendo vencido pelo Brasileirão 2023 e no Gauchão deste ano, ambos por 3 a 2. A última vez que o Colorado teve uma sequência positiva de três clássicos foi em 2014.
A derrota no clássico marca a sexta consecutiva do Grêmio no Campeonato Brasileiro, igualando a maior série negativa do clube na era dos pontos corridos, que ocorreu em 2004, ano em que o time foi rebaixado como lanterna.
O primeiro tempo foi de pouca efetividade ofensiva. O Inter teve a primeira chance aos seis minutos, com Renê chutando cruzado para fora. O Grêmio respondeu rapidamente com Pavon, mas sem sucesso. As tentativas de Galdino, Bustos e Alan Patrick também não resultaram em gols.
O segundo tempo começou de forma similar, mas logo o Inter abriu o placar. Alan Patrick cruzou para o meio da área, Marchesín tentou afastar, mas a bola sobrou para Vitão, que cabeceou, e a bola desviou em Gustavo Martins antes de entrar no gol.
O Grêmio teve poucas oportunidades de empate. Gustavo Nunes criou uma das melhores chances, mas finalizou fraco. Wesley também obrigou o goleiro do Inter a fazer uma boa defesa, e Gustavo Prado desperdiçou o rebote. Nos acréscimos, Wesley e Aránguiz acertaram a trave em uma mesma jogada. A última chance do Grêmio veio com Geromel, que cabeceou para fora após cobrança de falta de Cristaldo.
Na próxima quarta-feira, pela 12ª rodada do Brasileirão, o Grêmio enfrentará o Atlético-GO, em Goiânia, às 19h (do MS), no estádio Antônio Accioly. O Inter, por sua vez, jogará como mandante no Heriberto Hülse, em Criciúma, às 20h30, contra o Atlético-MG.