Depois de 945 dias, o heptacampeão Lewis Hamilton voltou a vencer uma corrida de Fórmula 1. Largando da segunda posição, o piloto da Mercedes conquistou sua nona vitória no Circuito de Silverstone, encerrando um jejum de quase três anos.
Hamilton, agora com 199 pódios na carreira, não vencia desde o GP da Arábia Saudita de 2021. Nesse período, seu companheiro de equipe, George Russell, venceu duas vezes. Com a vitória deste domingo, Hamilton chega a 104 triunfos na carreira e 84 com a equipe Mercedes, que ele deixará no próximo ano para integrar a Ferrari.
Apesar de ser o líder do campeonato com sete vitórias na temporada, Max Verstappen teve um papel secundário na disputa. Um problema no sistema de água retirou George Russell da briga, deixando a disputa entre Lando Norris e Hamilton. Um pit stop mais lento prejudicou Norris, permitindo que Hamilton recuperasse a liderança na metade final da corrida.
A vitória de Hamilton não comprometeu a liderança de Verstappen no campeonato. O piloto da Red Bull lidera o Mundial de Pilotos com 255 pontos, 84 à frente de Norris, o segundo colocado. A Red Bull também lidera o campeonato de construtores com 373 pontos, 71 a mais que a Ferrari.
Resultado Final do GP da Inglaterra:
George Russell (Mercedes) - ABANDONOU
Pierre Gasly (Alpine) - ABANDONOU.
Antes do início da prova, Pierre Gasly, que largaria da 19ª posição após troca de componentes do motor, abandonou devido a uma falha em seu Alpine. Sergio Pérez também modificou peças da unidade de potência e largou do pit lane.
Russell assumiu a liderança logo na largada, com Hamilton e Norris em seu encalço. Nas primeiras voltas, Russell mantinha 1s5 de vantagem sobre Hamilton, enquanto as equipes se preparavam para a chuva iminente.
Na volta 14, Charles Leclerc ultrapassou Lance Stroll, assumindo a sétima posição. Pouco depois, Norris reduziu a diferença para Verstappen, ultrapassando-o na curva Stowe na volta 16. Com o líder do campeonato distante, a disputa ficou entre Hamilton, Russell e Norris.
A chuva, que não se intensificou, deixou a pista com áreas úmidas e secas. As equipes enfrentaram dificuldades para escolher os pneus adequados. Verstappen fez um pit stop estratégico na volta 27 para colocar pneus intermediários, retornando ao top 3 da corrida.
Russell abandonou na volta 34 devido a problemas no sistema de água de seu carro. A Mercedes chamou Hamilton aos boxes na volta 39 para colocar pneus macios, seguida por Verstappen que optou pelos pneus duros. Um pit stop lento da McLaren permitiu que Hamilton reassumisse a liderança.
A quatro voltas do fim, Verstappen ultrapassou Norris, assumindo a vice-liderança. Hamilton manteve a liderança até o final, encerrando o jejum de vitórias e celebrando seu triunfo em casa.