Em uma virada emocionante, o Grêmio derrotou o Fluminense por 2 a 1 na noite desta terça-feira, no Couto Pereira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. Depois de sair atrás no placar, com um gol de Lima aos 12 minutos do segundo tempo, o Tricolor Gaúcho reagiu e garantiu a vitória com dois gols de Reinaldo, sendo um de pênalti e outro em cobrança de falta.
A partida começou em ritmo morno, com poucas chances claras de gol, muito em função do frio que dominava Curitiba. A melhor oportunidade da primeira etapa foi do Fluminense, com Arias, mas Rodrigo Ely salvou em cima da linha. No segundo tempo, o panorama mudou. O Fluminense abriu o placar com Lima, que finalizou com precisão após cruzamento de Ganso.
Com o placar adverso, o Grêmio precisou se lançar ao ataque. Soteldo, mesmo em uma noite pouco inspirada, foi fundamental ao cavar o pênalti que resultou no gol de empate de Reinaldo, aos 28 minutos. Pouco depois, aos 31, Reinaldo cobrou falta da direita e, numa bola que passou por todo mundo, virou o jogo para o Tricolor Gaúcho.
O clima esquentou ainda mais aos 38 minutos do segundo tempo, quando o árbitro Darío Herrera consultou o VAR e expulsou Rodrigo Ely por agressão a Ganso. Mesmo com um jogador a mais, o Fluminense não conseguiu aproveitar a vantagem numérica nos minutos finais e saiu de campo com a derrota.
O resultado dá ao Grêmio a vantagem do empate no jogo de volta, marcado para o dia 20 de agosto no Maracanã. Já o Fluminense precisará vencer por dois gols de diferença para se classificar diretamente às quartas de final. Caso vença por um gol, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
Antes do jogo de volta, ambos os times têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O Grêmio recebe o Bahia no sábado, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, enquanto o Fluminense enfrenta o Corinthians, no mesmo dia, no Maracanã.
A expectativa é alta para o confronto decisivo no Maracanã, onde o Fluminense tentará reverter a desvantagem e buscar a vaga nas quartas de final da Libertadores.