Em partida disputada na manhã deste domingo, no Estádio Centenário, o Grêmio venceu o Vitória por 2 a 0 pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi importante para o Tricolor Gaúcho, que interrompeu uma sequência de três derrotas consecutivas e ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento.
O primeiro gol da partida foi marcado por Soteldo aos 17 minutos do segundo tempo. O venezuelano aproveitou uma sobra na área, driblou a marcação e finalizou rasteiro no canto do goleiro Lucas Arcanjo. Nos acréscimos, Reinaldo converteu um pênalti, ampliando a vantagem para o Grêmio. Com este triunfo, a equipe de Renato Gaúcho chega a 14 pontos, mas ainda permanece na zona de rebaixamento, na 18ª posição. O Vitória, com 15 pontos, é o primeiro time fora do Z-4, em 16º lugar.
Os primeiros minutos de jogo foram marcados pela falta de emoção. O gramado do Centenário, em más condições, dificultou a troca de passes e a criação de jogadas para ambos os times. A primeira finalização aconteceu aos 11 minutos, com Pavon chutando por cima do gol. O Grêmio gradualmente aumentou a pressão e encontrou espaços na defesa do Vitória, que jogava com três zagueiros. Aos 25 minutos, em uma bela troca de passes, Carballo ficou cara a cara com Lucas Arcanjo, que fez uma grande defesa.
Dois minutos depois, o árbitro Savio Pereira Sampaio marcou pênalti em uma dividida do goleiro com Kannemann dentro da área, mas a decisão foi anulada pelo VAR, pois a bola já havia saído pela linha de fundo. Aos 38 minutos, Soteldo invadiu a área pela esquerda e cruzou para Edenilson, que cabeceou para fora. O Vitória teve sua única finalização no primeiro tempo aos 44 minutos, com Janderson chutando de fora da área, mas sem direção.
No segundo tempo, o Vitória voltou com mudanças e levou perigo logo no primeiro minuto com um cruzamento de Lawan. O Grêmio respondeu em seguida com um cruzamento de João Pedro, que Edenilson por pouco não conseguiu finalizar. Apesar do domínio do jogo, o Grêmio não mostrava o mesmo ímpeto do primeiro tempo, o que gerou irritação no técnico Renato Portaluppi.
O gol do Grêmio saiu aos 17 minutos, quando Edenilson cruzou da ponta esquerda, a defesa cortou, e Soteldo aproveitou a sobra para marcar. O Vitória quase empatou logo depois com Wagner Leonardo, mas o lance foi anulado por falta de ataque. Nos acréscimos, Arezo foi derrubado por Reynaldo dentro da área, e Reinaldo cobrou o pênalti, fechando o placar.
Na próxima rodada, os dois times entram em campo no meio de semana. Na quarta-feira (24), o Vitória recebe o Flamengo às 19h (do MS), no Barradão. O Grêmio visita o Corinthians na quinta-feira, também às 19h, na Neo Química Arena.