Na noite desta sexta-feira, o Grêmio derrotou o Fortaleza por 3 a 1 em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, realizada na Arena do Grêmio. O time gaúcho se impôs desde o início e abriu o placar aos 13 minutos com Aravena, após cruzamento de Cristaldo. O Fortaleza conseguiu empatar rapidamente, quatro minutos depois, com Hércules, mas o Grêmio retomou a vantagem na etapa final com Braithwaite e ampliou nos minutos finais com Soteldo.
O jogo começou com o Grêmio pressionando e aproveitando as chances. Logo aos 13 minutos, Cristaldo fez boa jogada pela direita e cruzou. A bola desviou e sobrou para Aravena, que finalizou para o gol. O Fortaleza reagiu rapidamente, e aos 17, Hércules acertou um chute cruzado, empatando a partida. O primeiro tempo seguiu movimentado, com ambas as equipes criando oportunidades, mas o empate persistiu até o intervalo.
No segundo tempo, o Grêmio voltou mais incisivo. Aos 13 minutos, Braithwaite recebeu passe de Dodi, avançou e finalizou fraco, mas o goleiro João Ricardo cometeu uma falha e deixou a bola passar, resultando no segundo gol gremista. O Fortaleza tentou reagir, mas teve dificuldade para furar a defesa adversária. Nos minutos finais, aos 44, Igor Serrote cruzou para Soteldo, que garantiu o terceiro gol e decretou a vitória tricolor.
Além dos gols, o jogo ainda teve momentos de tensão, com as expulsões de Mancuso, do Fortaleza, e Fábio, do Grêmio, que sequer entrou em campo.
Com a vitória, o Grêmio chega a 35 pontos, ocupando a 11ª posição, sete pontos acima da zona de rebaixamento. O Fortaleza, por sua vez, permanece com 55 pontos e está em 3º lugar, dois a menos que o líder Botafogo e um atrás do Palmeiras.
O Grêmio enfrenta o Atlético-MG na próxima quarta-feira, em jogo adiado da sexta rodada, enquanto o Fortaleza também terá o Galo como adversário, no dia 16 de outubro, pelo Brasileirão.