O Grêmio conquistou uma importante vitória sobre o Flamengo por 3 a 2, neste domingo, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizado na Arena. Os gols do Tricolor foram marcados por Cristaldo, Braithwaite e Diego Costa. Pelo lado do Flamengo, que poupou seus titulares visando a Libertadores, os jovens Matheus Gonçalves e Felipe Teresa descontaram.
Mesmo jogando em casa, o Grêmio permitiu que o Flamengo dominasse a posse de bola durante grande parte da partida. No primeiro tempo, a equipe carioca teve 57% de posse e finalizou 14 vezes, contra cinco do Grêmio. Apesar disso, o time gaúcho foi eficiente e abriu o placar com Cristaldo. O Flamengo, no entanto, empatou ainda na etapa inicial com Matheus Gonçalves, e o jogo foi para o intervalo em 1 a 1.
No segundo tempo, o Grêmio foi mais eficiente nas finalizações e contou com a expulsão de Carlinhos, do Flamengo, aos 12 minutos, após falta em Kannemann. O centroavante flamenguista, revoltado com o cartão vermelho direto, deu um soco na cabine do VAR ao sair de campo.
Com um jogador a mais, o Grêmio aproveitou as falhas do adversário. Braithwaite marcou o segundo gol aos 9 minutos, após erro do goleiro Matheus Cunha. Aos 37 minutos, Diego Costa ampliou o placar de cabeça, após jogada pela esquerda. O Flamengo ainda diminuiu com Felipe Teresa, mas não conseguiu evitar a derrota.
Com a vitória, o Grêmio chega aos 31 pontos e sobe para a 12ª posição, afastando-se da zona de rebaixamento. Já o Flamengo permanece com 45 pontos, na 4ª colocação, mas vê o líder Botafogo abrir 11 pontos de vantagem.
O próximo compromisso do Grêmio será na quarta-feira, contra o Criciúma, em jogo atrasado da 5ª rodada do Brasileirão. O Flamengo, por sua vez, volta a campo na quinta-feira, em partida decisiva contra o Peñarol, pelas quartas de final da Libertadores. Pelo Brasileirão, o time carioca enfrenta o Athletico-PR, no domingo, no Maracanã.