O Grêmio desperdiçou a chance de assumir a liderança isolada do Grupo D da Copa Sul-Americana ao empatar por 2 a 2 com o Godoy Cruz, na noite desta terça-feira (30), no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza. A partida marcou a estreia de Mano Menezes no comando técnico da equipe gaúcha.
Com o resultado, Grêmio e Godoy Cruz permanecem empatados com sete pontos, mas os argentinos seguem na primeira colocação pelo critério de saldo de gols. Atlético Grau e Sportivo Luqueño, que também empataram em 2 a 2, têm apenas um ponto cada e estão praticamente eliminados da competição.
O jogo começou com domínio territorial do Godoy Cruz, mas as melhores oportunidades iniciais foram gremistas. Aos oito minutos, Cristian Olivera passou pelo goleiro Petroli, mas finalizou sem ângulo e parou na defesa. Os donos da casa seguiram com mais posse de bola, mas sem efetividade ofensiva. O Grêmio aproveitou o espaço e abriu o placar aos 34 minutos: após jogada pela direita, Braithwaite tocou para Edenilson, que finalizou com precisão de fora da área.
Na volta do intervalo, Mano Menezes promoveu mudanças e colocou Cristaldo e Aravena. O time perdeu chances e acabou sofrendo o empate aos 18 minutos. Jemerson falhou na marcação e deu condição para Auzmendi cabecear e vencer Tiago Volpi. O Grêmio voltou à frente do placar aos 35 minutos, em contra-ataque iniciado por Cristaldo, com assistência de Olivera e finalização de cavadinha de Aravena.
No entanto, a vitória escapou nos minutos finais. Aos 40, o jovem zagueiro Viery, que havia acabado de entrar, afastou mal uma cobrança de lateral na área. A bola sobrou para Barrea, que finalizou e contou com desvio de Dupuy para decretar o empate. Nos acréscimos, o Godoy Cruz ainda acertou a trave em nova falha defensiva gremista.
O próximo compromisso do Grêmio na Sul-Americana será no dia 7 de maio, contra o Atlético Grau, no Peru, às 20h30 (do MS). O Godoy Cruz enfrenta o Sportivo Luqueño no Paraguai, no dia 6, às 18h.
Antes disso, o Tricolor gaúcho volta a campo neste domingo (5), às 17h30, para enfrentar o Vitória, no Barradão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.