Em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio venceu o Coritiba por 5 a 1 em Porto Alegre. Cristaldo, Villasanti, Bitello, Suárez e André foram os responsáveis pelos gols do Tricolor, enquanto Manga descontou para o Coxa.
Com essa vitória, o Grêmio assumiu a vice-liderança do campeonato, somando 23 pontos. Por outro lado, o Coritiba segue na lanterna, com apenas quatro pontos conquistados.
O Coritiba assustou logo no primeiro minuto da partida, com Natanael arriscando um chute cruzado que passou próximo ao gol. O Grêmio buscou equilibrar o jogo, mas o Coxa teve chances de marcar novamente. Marcelino Moreno fez uma bela jogada individual, mas parou em uma grande defesa do goleiro Gabriel. A resposta do Tricolor veio aos 10 minutos, com Vina finalizando cruzado, mas Bruno Viana salvou em cima da linha. Apesar das oportunidades criadas pelo Coritiba, foi o Grêmio quem abriu o placar aos 32 minutos, convertendo um pênalti com Cristaldo. O Coritiba, no entanto, buscou o empate ainda no primeiro tempo, com Alef Manga acertando um belo chute colocado.
Na segunda etapa, o Grêmio voltou melhor e logo aos dois minutos Suárez cruzou na cabeça de Villasanti, que marcou o segundo gol. Seis minutos depois, em cobrança de escanteio curta, Bittelo chutou de fora da área e ampliou a vantagem. Parecia que o jogo estava definido, mas o Grêmio ainda marcou mais duas vezes. Em uma rápida cobrança de falta, Suárez finalizou forte e fez o quarto gol. André fechou o placar e garantiu a invencibilidade do Grêmio em casa.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrentará o Bahia no sábado (01), às 17h30h (Horário do Mato Grosso do Sul), na Arena Fonte Nova. Já o Coritiba jogará contra o Goiás no dia 3 de julho, às 19h (MS), no Estádio Serinha. Ambos os jogos são válidos pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.