O Grêmio desperdiçou a chance de assumir a liderança do Grupo D da Copa Sul-Americana ao empatar em 0 a 0 com o Atlético Grau, na noite desta quarta-feira, no Estádio Alejandro Villanueva, no Peru. Com mais uma atuação tecnicamente fraca em 2025, o time de Mano Menezes chegou aos oito pontos e continua na vice-liderança da chave, dois atrás do Godoy Cruz, adversário direto na próxima rodada.
Com poucas finalizações perigosas e escolhas táticas questionáveis — como a escalação de dois laterais-esquerdos, com Luan Cândido improvisado no ataque — o Grêmio pouco produziu no setor ofensivo. A melhor chance gremista no primeiro tempo foi com Arezo, após pressão de Alysson na saída de bola, mas o centroavante finalizou para fora. Do outro lado, o Atlético Grau acertou a trave com Bandiera aos 36 minutos.
Na volta do intervalo, Mano Menezes desfez a improvisação, sacou Luan Cândido e colocou Cristian Olivera. O time teve mais controle de posse, mas seguiu sem criatividade. Olivera chegou a assustar com um chute cruzado, e Arezo teve nova chance em cabeceio após cruzamento de Igor, mas mandou para fora. Os peruanos, com apenas dois pontos, estão praticamente eliminados da competição.
O Grêmio terá uma decisão em casa na próxima terça-feira, às 18h, quando enfrenta o Godoy Cruz na Arena. A vitória garante ao time gaúcho a liderança e a vaga direta nas oitavas de final. Antes disso, encara o Bragantino no sábado, às 17h30, pelo Campeonato Brasileiro.
Já o Atlético Grau visita o Sportivo Luqueño na quarta-feira, também às 18h, no Paraguai, em duelo entre os últimos colocados do grupo.