Em um duelo marcado pelo desespero, Grêmio e Juventude empataram por 2 a 2 na noite desta quarta-feira (27), na Arena, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado mantém as duas equipes na luta contra o rebaixamento, frustrando as torcidas de ambos os lados.
O Grêmio chegou aos 40 pontos, caindo para a 13ª colocação, enquanto o Juventude subiu para a 15ª posição, com 38 pontos. Contudo, as posições podem ser alteradas dependendo do resultado de Fluminense e Fortaleza, que se enfrentam nesta quinta-feira.
O Grêmio abriu o placar logo aos dois minutos, com Braithwaite aproveitando passe de Diego Costa em contra-ataque. Apesar da vantagem inicial, o time da casa cometeu muitos erros e cedeu o empate nos acréscimos do primeiro tempo. Mandaca marcou de cabeça após cobrança de falta.
No início da segunda etapa, o Juventude virou com Lucas Barbosa, que aproveitou erro de Gustavo Martins para encobrir o goleiro Marchesín. O Grêmio poderia ter sofrido o terceiro gol, mas Marchesín defendeu o pênalti cobrado por Gabriel Taliari.
No desespero, o time da casa pressionou e conseguiu o empate aos 48 minutos. Em cobrança de falta lateral, Cristaldo chutou cruzado e contou com desvio contra de João Lucas para decretar o placar final.
O Grêmio volta a campo no domingo (1º), às 15h, quando enfrenta o América-MG na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já o Juventude joga no mesmo dia e horário, recebendo o Botafogo no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Ambas as equipes precisam de vitórias para se afastarem do rebaixamento nesta reta final do Brasileirão.